Não podemos classificar a raiva como um sentimento mau ou bom, pois é natural que, por vezes, fiquemos enraivecidos devido a situações que não nos correm tão bem.
Contudo, é importante conseguir manter essa mesma raiva sob controlo, encontrando formas mais saudáveis de a expressar, sobretudo se optar por utilizá-la como modo de lidar com situações de stress e ansiede excessiva.
Apesar de inicialmente saber bem exprimir a raiva, a longo prazo tem efeitos negativos, tanto para si como para os que o rodeiam. Comportamentos demasiado intempestivos, por norma, acabam por levar as pessoas a ter medo ou a ficarem irritadas. Com o passar do tempo e a repetição desses mesmos comportamentos, existe a tendência para que as pessoas se comecem a afastar, acabando por se sentir solitário, isolado e deprimido.
A melhor estratégia passa mesmo por aprender algumas maneiras saudáveis de controlar a raiva. Aqui ficam algumas dicas.
Tempo para pensar
Algumas situações diárias acabam por despoletar a nossa raiva, com mais ou menos intensidade. Contudo, há que saber controla-la e uma das melhores estratégias é ter tempo para pensar antes de agir. O ideal é que se afaste temporariamente da causa da raiva. Sempre que sentir a raiva a crescer dentro de si pare, faça uma pequena pausa e saia para apanhar ar ou um pequeno passeio relaxante. Isto vai permitir-lhe não reagir de cabeça quente e pensar na melhor forma de abordar o problema. Tem de ser capaz de reconhecer até o mais pequeno sinal de raiva para que possa agir a tempo e com a atitude mais adequada.
Fonte : Formas de controlar a sua raiva | Vida de Qualidade
Um comentário:
Somos testados a toda hora, mas a raiva não é e nunca foi a melhor solução, dai concordar em numero e grau com a matéria.
Postar um comentário