Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 11 de março de 2013

Portal Nacional - Revista Veja: O Parkinson burocrático

O governo vai criar o 39° ministério para, mais uma vez, acomodar interesses políticos, ampliando a já gigantesca máquina administrativa, que custa 212 bilhões de reais por ano ao contribuinte. Enquanto isso, por erro, incompetência e inoperância...

A produtora rural Maria Holanda, retratada na imagem desoladora que ilustra esta reportagem, faz parte do enorme grupo de brasileiros diretamente atingidos pela doença de Parkinson, endêmica na máquina estatal brasileira. Não há metáfora aqui. Devemos ao inglês Cyril Northcote Parkinson a mais notável e mais amplamente aplicável explicação para a lógica cruel das burocracias. 


Mister Parkinson baseou-se no serviço britânico para as colônias. Como se sabe, com o fim da II Guerra Mundial, o Império Britânico foi desfeito. Adeus às colônias. Adeus também à burocracia que cuidava das colônias? Não. Nada disso. O número de burocratas do departamento continuou a crescer mesmo sem haver mais colônias para administrar. Mister Parkinson então formulou sua lei de três artigos:

1) uma repartição pública crescerá sempre de tamanho, a despeito do volume do trabalho a ser feito;

2) os burocratas cuidam de arranjar trabalho uns para os outros;

3) o burocrata procura multiplicar o número de subordinados, mas não o de rivais.


Fonte : Portal Nacional - Revista Veja: O Parkinson burocrático

Nenhum comentário: