Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 10 de abril de 2013

BOA NOITE, MAS BOA NOITE MESMO!

Um comentário:

Unknown disse...

Amanhã é o Dia Internacional de Parkinson, não sei se vou poder estar aqui com todos vcs para comemorar esse dia de fundamental importancia para nossas comunidades, dai postar aqui e agora essa preciosidade do amigo Rogério Martins, somente um poeta do seu kilate poderia construir e sair fazendo isso. A musica é do outro mundo o video eu já conheço, mas veja a poesia e seu depoimento:

O meu livro de poesia. Poeta: Rogério Martins Simões Blog no Sapo desde 6 de Março de 2004
(Imagem - Tempestade - óleo sobre tela -Elisabete Maria Sombreireiro Palma)
QUARTA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2013
O QUE SE DEVE SABER SOBRE O DOENÇA DE PARKINSON?

DIA MUNDIAL DE PARKINSON
11 de Abril de 2013

No próximo dia 11 de Abril de 2011 tem lugar a mais um dia Mundial de Parkinson.
Parece que foi ontem… Quem diria que também este dia me viesse a dizer qualquer coisa.
Parkinson, a luta por me manter vivo com dignidade.
2002 a 2013

De repente o céu desabou em mim!
Se não sou capaz de abotoar a camisa com a mão esquerda como irei ter forças para suster o céu?
Chorei! Sim um homem também chora! Mas não me vou embora, embora às vezes até me apeteça partir… abandonar tudo. (assim escrevi em 2004)

Durante estes últimos anos vejo que os medicamentos começaram a perder o seu efeito e tenho pedido a Deus, à vida, ou ao Universo, para ter coragem.
Pouco a pouco, sinto-me a derrapar, derrubado, derrotado e muitas vezes recolhido num silêncio profundo ou a escrever poemas de dor:
Rebolo-me na cama, não consigo dormir, não tenho forma de estar e tenho dificuldade em me levantar.
Engulo as palavras e tenho de me repetir para me fazer entender, prende-se mais a perna esquerda, o braço esquerdo, e tremo, e temo!
É neste contexto que me encontro.
Avançam as sombras.
Se soubésseis como estas palavras tristes já não me servem de catarse.
Fogem-me as palavras da esperança.
Começo a estar farto de carregar com o peso desta inércia: Quero ajudar e não posso! Não quero pesar e não posso e a família sofre!
- Perdi a alma.
Não é que a sentisse fugir. Nada fiz para a afastar, nem tão pouco ela se foi em busca da minha poesia.
De vez em vez chegam notícias que me prometem ajudar a segurar o tecto do céu com as minhas duas mãos de esperança, porém, passados que são 11 anos, vou perdendo a esperança enquanto a doença avança.

AH a poesia?
A POESIA VAI FICANDO NAS PALAVRAS POR ESCREVER. ANTES ASSIM DO QUE A VER POR AÍ NAS MÃOS DE QUEM NÃO SOFRENDO E NÃO A ESCREVENDO A CHAMA DE SUA.

Aproveito este local para enaltecer os profissionais de saúde e os cientistas que, procurando amenizar a dor, colocam o amor, o saber e o conhecimento científico ao serviço da humanidade.
Sejam todos muito felizes.
Rogério Martins Simões

O QUE SE DEVE SABER SOBRE O DOENÇA DE PARKINSON?
A Dra. Anne Frobert colocou à disposição de todos os Portugueses uma sequência de slides por si idealizada, realizada por António Cortina e traduzida para Português pelo Professora Dalva Molnar.
ANNE FROBERT
É formada em medicina pela Universidade Claude Bernard de Lyon, na França.
tags: dia mundial parkinson, parkinson.
publicado por poetaromasi às 01