Cerca de um mês antes do Dia Mundial de Combate à Doença de Parkinson, o Brasil dá uma boa notícia aos portadores. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai produzir ainda neste semestre o diclorhidrato de pramipexol, que tem a função de controlar as deficiências motoras causadas pela enfermidade. Com isso, o preço cairá bastante, já que até agora o País importava o medicamento de um laboratório alemão.
No Brasil, cerca de 20 mil pessoas, segundo o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fiocruz, usam o medicamento. No País, estima-se que 300 mil pessoas tenham a doença, segundo a Associação Brasil Parkinson, mesmo que não tenha sido totalmente manifestado.
Como o nome já antecipa, a enfermidade foi descoberta por James Parkinson em 1817, na Inglaterra, então chamada de “Paralisia da Agitação”. A doença ocorre quando alguns neurônios morrem ou se degeneram. O portador, então, passa a apresentar tremores, rigidez nos músculos, dificuldade para andar, engolir e se equilibrar. Os sintomas podem não aparecer todos de uma vez, e como são progressivos, geralmente se manifestam com o decorrer de vários anos. Uma incapacidade grave, segundo o portal da saúde do Ministério da Saúde, pode vir entre 10 e 15 anos.
Fonte : Doença de Parkinson tem avanços, mas enfermidade ainda é pouco conhecida « Mundobit ?" O blog de Tecnologia do Portal NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário