Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sespa apoia evento sobre a doença de Parkinson


Integrantes da Coordenação Estadual de Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participaram nesta quinta-feira, 11, de um bate-papo sobre a doença de Parkinson, promovido pela Clínica de Reabilitação Neurológica e Geriátrica, Reage. O evento reuniu familiares e portadores da doença de Parkinson, além de profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A iniciativa marca o Dia Mundial de Parkinson lembrado hoje.
Com o tema “A Importância da Reabilitação na Doença de Parkinson”, o encontro debateu assuntos de importância como a orientação e tratamento de reabilitação que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença. As palestras foram ministradas pela fisioterapeuta, Érika Grunvald, pela fonoaudióloga, Katarina Cavalcante, e pela terapeuta ocupacional Kelly Pinheiro.    
Para o presidente da Associação dos Parkinsonianos no Pará, Paulo Moraes, conviver com a doença é lutar a cada dia pela melhora da qualidade de vida. Ele disse que no início não deu importância ao primeiro diagnóstico. Mesmo tomando os medicamentos indicados, ele acreditava que ainda poderia reverter o caso. “Resolvi procurar outro médico que confirmou a doença. Fiquei muito abalado, mas não tive outra opção se não encarar e lutar contra a doença,” afirmou.
Érika Grunvald informou que além da medicação, é fundamental o tratamento por meio da reabilitação com acompanhamento de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e o psicólogo. “A doença de Parkinson ainda não ter cura, mas a qualidade de vida do paciente pode melhorar bastante se tratado de forma correta,” destacou.
Segundo a assistente social da coordenação estadual de Saúde do Idoso, Valdinéa Almeida, no Pará, 10 tipos de medicamentos contra a doença de Parkinson são distribuídos gratuitamente através do Programa de Medicamentos Excepcionais, uma parceira do Ministério da Saúde com a Sespa, que é custeado com recursos do Governo Estadual e da União.

Fonte :Sespa apoia evento sobre a doença de Parkinson

Um comentário:

Unknown disse...

Dei um colorido especial motivado pelas saudades desse grande e memorável amigo ele esta muito distante fisicamente de nós, mas muito perto de nossos corações.
Conversando com outro grande guerreiro na semana passadas lembramos dele e da falta que faz na nossa luta, Paulinho venha bater aquele papo com amigos que te admiram muito e sentimos falta da sua presença conosco.