Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 4 de abril de 2013

SIM NOTICIAS - Dicas para viver melhor mesmo portando o Mal de Parkinson


Sem cura, o Mal de Parkinson já acomete mais de 200 mil brasileiros, segundo a Associação Parkinson Brasília. Enquanto a ciência ainda busca tratamentos definitivos, muito já se pode fazer para atenuar os sintomas da doença sendo os mais comuns retardo do movimento, tremedeira, dificuldade para caminhar, se alimentar, vestir e até falar.Segundo neurologistas, as limitações resultam de uma disfunção no cérebro, numa área do órgão responsável pelos movimentos. A alteração incide, principalmente, sobre a região dos chamados movimentos automáticos, aqueles que executamos sem pensar como andar, respirar ou levantar de uma cadeira.
Fisioterapeutas acreditam que desenvolver alguns hábitos e praticar regularmente exercícios simples pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Confira algumas dicas:
OrigamiEm fases mais avançadas da doença, o paciente pode ter dificuldades em desenvolver a motricidade fina, que são os movimentos precisos, como abotoar uma camisa, escrever ou pegar coisas usando apenas dois dedos. A prática do origami estimula a motricidade e dá mais precisão aos movimentos, tornando essas atividades mais fáceis.
Ginástica facialOutro fenômeno comum da doença de Parkinson é a perda de expressão facial, resultado da rigidez muscular. Exercícios como os da ginástica facial podem ajudar o paciente na recuperação dos movimentos das sobrancelhas ou boca.


Fonte :  SIM NOTICIAS - Dicas para viver melhor mesmo portando o Mal de Parkinson

Nenhum comentário: