Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Reprogramação de células ajuda tratamento de doenças como Parkinson - Vida - Sol

Investigadores reprogramaram células de pele humana para produzirem células-mãe, um passo importante para o tratamento de doenças como a de Parkinson ou a esclerose múltipla, considera hoje a revista norte-americana Cell, que publica as investigações.
As células-mãe ou células estaminais são as únicas que têm a capacidade de se diferenciarem em todo o tipo de células do organismo e em se multiplicarem sem limite, apresentando, assim, um grande potencial terapêutico.
Para os cientistas, as células estaminais são promissoras no tratamento da doença de Parkinson, da esclerose múltipla, de patologias cardíacas e de lesões da espinal medula.
Investigadores da Universidade de Ciências de Oregon, nos Estados Unidos, transferiram o núcleo da célula da pele, contendo o ADN (informação genética) de uma pessoa, para a célula de um óvulo, de onde foi retirado o material genético.
O núcleo de uma célula adulta uniu-se com um óvulo que produz células-mãe.
"As células-mãe obtidas por esta técnica demonstraram a sua capacidade para se diferenciarem, como as células-mãe normais, em diferentes tipos de células - nervosas, hepáticas e cardíacas", explicou o coordenador da investigação, Shoukhrat Mitalipov, citado pela revista Cell.
O médico adiantou que as células estaminais reprogramadas "podem ser obtidas a partir de material genético do núcleo [de uma célula] de um doente" e que "não há qualquer problema de rejeição das células implantadas".


Fonte :  Reprogramação de células ajuda tratamento de doenças como Parkinson - Vida - Sol

Nenhum comentário: