Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 8 de outubro de 2013

G1 - Dois americanos e um alemão levam o Nobel de Medicina de 2013 - notícias em Ciência e Saúde

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2013 foi oferecido nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, aos pesquisadores James Rothman, Randy Schekman e Thomas Südhof, por seus trabalhos sobre o transporte vesicular, um importante processo celular.
Segundo os membros do comitê que concede o prêmio, o entendimento do transporte vesicular foi importante para compreender melhor doenças como tétano e diabetes, entre outras.
Os representantes ainda explicaram que as pesquisas dos vencedores deste ano não levaram ainda à criação de alguma medicação, mas ajudaram a avançar a eficiência de diagnósticos de diversas doenças.
O prêmio em dinheiro é de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,3 milhão), a mesma quantidade que no ano passado, mas 20% menos que em 2011.
Entenda
Cada célula funciona como uma “fábrica” que produz e exporta moléculas. A insulina, por exemplo, é produzida e secretada para o sangue, e neurotransmissores, que funcionam como sinais químicos, são mandados de uma célula nervosa para outra. Essas moléculas são transportadas em pequenos “pacotes” chamados vesículas.
Fonte : G1 - Dois americanos e um alemão levam o Nobel de Medicina de 2013 - notícias em Ciência e Saúde

Um comentário:

Unknown disse...

É a ciência esta procurando a cura e todos nós ansiosos por isso, marquem bem essa imagem dos cientistas, eles poderão ser artífices da tão propalada cura.