Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Quando a saúde vem de barco - vida - saude - Estadão

Dez metros acima das águas barrentas do Rio Amazonas, no topo de um barranco em Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus, um bando de caboclos com serras e talhadeiras equilibra-se sobre as ripas de um grande casco de madeira escura, batendo e cortando. O ritmo de trabalho é ditado pelo calor denso da Amazônia, que pesa sobre suas cabeças, e pelo nível do rio abaixo deles, que está mais alto do que deveria para a época do ano. Dentro de uns dois meses, a água voltará a subir, e quando ela retornar ao topo do morro, em abril de 2014, o barco tem de estar pronto para flutuar. A saúde de centenas de famílias ribeirinhas depende disso.
O casco de 40 toneladas, construído de madeira de ipê e itaúba, é o primeiro estágio do novo barco-hospital do projeto Doutores das Águas, criado em 2011 por um grupo de médicos e pescadores de São Paulo que, sensibilizados com as necessidades dos ribeirinhos que conheciam durante as viagens à floresta, resolveram fazer algo a respeito. "Quando a gente vai pescar, são eles que cuidam da gente; então estava na hora de a gente retribuir e começar a cuidar deles também", diz o médico Francisco Leão, de 61 anos, um dos idealizadores do projeto.
Fonte : Quando a saúde vem de barco - vida - saude - Estadão

Um comentário:

Unknown disse...

É meus amigos fico imensamente contente que apesar de tudo ainda temos coisas boas acontecendo pelo nosso Brasil, somos uma grande nação, precisamos acreditar nisso. Essa noticia nos enchem de muitas esperanças no futuro da saúde dos brasileiros, que nossa saúde deslanche mares e rios adentro que os barcos da esperança se multipliquem e sejam cada vez mais difundidos para atender a demanda de nossos irmãos menos afortunados, que nossos governantes entendam de uma vez por todos o que o povo quer e precisa. Fora com a demagogia barata, egoísta e oportunista, temos que sair desse abandono que nossos governantes na sua eterna ignorância tema em tentar nos infringir.
Parabéns aos idealizadores desse projeto.