Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Um outro olhar sobre as demências - JN

Projetado para facilitar o trabalho dos técnicos e proporcionar conforto aos utentes, sobretudo os que sofrem de Alzheimer, o Centro Bento XVI, ontem oficialmente inaugurado, tem capacidade para 60 doentes.
 
foto HENRIQUES DA CUNHA / GLOBAL IMAGENS
Um outro olhar sobre as demências
Centro abriu há um mês e acolhe 27 utentes
 
A funcionar há um mês, o Centro Bento XVI, a primeira Unidade de Cuidados Continuados especializada em demências e acompanhamento de doentes de Alzheimer, foi ontem inaugurado oficialmente, em Fátima, pelo ministro da Saúde. O complexo, pioneiro em Portugal, foi construído pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP), custou 4,3 milhões de euros, recebeu uma comparticipação do Estado de 750 mil euros, e está preparado para se tornar num equipamento de referência a nível nacional na área do tratamento e reabilitação de pessoas com problemas de saúde mental.

O interior do edifício revela que tudo foi pensado ao pormenor em função das necessidades dos utentes. Os corredores são largos, os quartos espaçosos e modernos, o jardim interior integra um percurso sensorial - com vários tipos de piso, plantas rasteiras e aromáticas. Há zonas de repouso, onde os doentes e os técnicos podem trabalhar de forma reservada e descontraída, áreas de lazer, ginásios e até os vidros das portas são opacos para evitar reflexos que possam interferir com a serenidade dos pacientes.

Mas isto é apenas o pormenor arquitetónico. Porque, na verdade, o sucesso e a eficácia deste novo serviço dependem essencialmente do desempenho da equipa médica, técnica e auxiliar. E aí, o JN testemunhou jovialidade, disponibilidade para os utentes e uma grande vontade em ajudá-los a minimizar os efeitos da doença.

Fonte : Um outro olhar sobre as demências - JN

Nenhum comentário: