Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 9 de abril de 2014

10 histórias estranhas sobre o cérebro humano

O cérebro humano é um órgão incrível. É o que nos diferencia dos outros animais, nos ajuda a resolver problemas complexos e nos torna o que somos. Ao mesmo tempo, é uma protuberância extremamente misteriosa de matéria cinzenta que pode sobreviver aos acidentes mais loucos, desvendar segredos do universo e protagonizar histórias estranhas para encher um livro inteiro. Veja:
  • Encontradas surpreendentes diferenças entre a conectividade dos cérebros masculino e feminino
  • 10. Cérebro absolvido
  • Depois de escapar de uma prisão no Arizona (EUA), John McCluskey matou um casal de idosos, queimou seus corpos, e roubou seu caminhão. Eventualmente, McCluskey foi recapturado, julgado e considerado culpado de assassinato. No entanto, a fase de sentença não foi assim tão simples. A equipe de defesa de McCluskey empregou uma estratégia única que deixou os jurados incertos do que fazer. Os advogados apresentaram imagens do cérebro de McCluskey, que mostravam 10 áreas estranhamente inativas. Por outro lado, 17 áreas trabalhavam horas extras.
    Por exemplo, a sua amígdala não podia interpretar corretamente sinais de perigo, e muitas vezes enviava “falsos alarmes” para o resto do cérebro, levando-o a agir impulsivamente. Normalmente, o lobo frontal mantém as tendências da amígdala sob controle, mas o de McCluskey era deformado e defeituoso, permitindo que seus impulsos selvagens persistissem. Os advogados de defesa também observaram que seu cerebelo havia sido danificado por um acidente vascular cerebral, que por sua vez afetou sua capacidade de fazer planos. Basicamente, ele era uma vítima de má biologia e incapaz de cometer assassinatos premeditados e controlar seus impulsos.

Nenhum comentário: