Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 8 de abril de 2014

Campanha Viva Bem com Parkinson promove atividades pelo dia internacional da doença no Parque do Ibirapuera | Segs.com.br-Portal Nacional|Clipp Notícias para Seguros|Saúde



Pacientes da Associação Brasil Parkinson receberão os visitantes com oficinas de pintura, dança e apresentação do coral.

O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce, desmistificar a doença e favorecer o equilíbrio na dinâmica familiar
Para mostrar que é possível conviver bem com a doença de Parkinson e superar as limitações, a Associação Brasil Parkinson (ABP), com o apoio da Roche, promove na semana do Dia Mundial da doença de Parkinson (11 de abril) oficinas de origami, pintura e dança, além da apresentação do coral da associação, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
O evento acontecerá sábado, dia 12 de abril, e faz parte da campanha Viva Bem com Parkinson, integrando parkinsonianos com os demais visitantes em atividades lúdicas. Na ocasião, médicos especialistas estarão à disposição para sanar dúvidas e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento como forma de aprimorar a qualidade de vida dos pacientes.
Com uma prevalência aproximada de 2% da população acima de 60 anos, estima-se que mais de 300 mil brasileiros convivam com a doença de Parkinson. Esse número pode ser maior, uma vez que os sintomas são confundidos, muitas vezes, com sinais do envelhecimento. O diagnóstico é clínico e não existe um exame específico para detectar a doença.
Apesar de ser uma das doenças neurológicas mais comuns da atualidade, a causa da doença de Parkinson - caracterizada pela degeneração das células dopaminérgicas do cérebro - ainda é desconhecida. Especialistas afirmam que diversos fatores, como ambientais e genéticos, estão envolvidos no aparecimento da doença e que, embora existam formas hereditárias da doença de Parkinson, cerca de 20%, especialmente em casos de início mais jovem, a genética não explica a maioria dos casos.
Para o neurologista Henrique Ballalai Ferraz, da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o apoio dos familiares é fundamental para uma evolução equilibrada da doença. “Quando a família compreende a condição do seu ente querido, passa a ser parceria do profissional de saúde no processo de tratamento”, afirma. O especialista ainda esclarece que tanto para os filhos como para os pais é uma tarefa muito difícil lidar com a constatação de que os papéis do relacionamento estão se invertendo.
A doença de Parkinson não é letal, mas é muito importante que seja diagnosticada de forma precoce. Só assim, e com tratamento adequado, o paciente pode continuar com suas atividades de rotina de maneira saudável e com qualidade de vida.
SERVIÇO
Campanha Viva Bem com Parkinson no Parque do Ibirapuera
Data: 12 de abril de 2014 (Sábado)
Horário: das 9h às 14h
Local: Parque do Ibirapuera – Marquise ao lado do MAM – Av. Pedro Álvares Cabral, Moema
Atividades
Coral da Associação Brasil Parkinson
Demonstração de Dança Sênior
Oficina de Origami (dobraduras de papel)
Exposição de Pinturas de Parkinsonianos (Oficina de Artes)
Exposição de obras de Artesanato
Demonstração de Atividades Físicas
Distribuição da revista Beija-Flor e materiais informativos
A campanha Viva Bem com Parkinson também apoia eventos de conscientização que acontecem em outras regiões do país. Mais informações sobre a doença e a campanha estão disponíveis no site www.vivabemcomparkinson.com.br.
O Dia Internacional da Doença de Parkinson
Desde 1997, por iniciativa da Associação Européia da Doença de Parkinson-EPDA, 11 de abril é o Parkinson Day, o Dia Internacional do Parkinson. A data não foi escolhida ao acaso, nesse mesmo dia no ano de 1755, nascia em Londres o médico James Parkinson, que em 1817 viria a descrever pela primeira vez de forma científica os sintomas da enfermidade que posteriormente levaria seu nome.

O Papa João Paulo II, as Princesas Diana e Margareth, os ex-primeiros ministros ingleses Tony Blair e John Major, o tenor Luciano Pavarotti, o boxeador Muhammad Ali e a estrela do rock, Phil Collins foram algumas das personalidades da época que apoiaram a iniciativa e assinaram o documento que instituiu o Parkinson Day, posteriormente adotado por todas as associações mundiais. Naquele ano a EPDA divulgou um vídeo institucional com as mensagens das personalidades citadas, dirigidas a todos os parkinsonianos da Terra pedindo a todas as associações médicas que estivessem sempre na vanguarda para promover serviços efetivos e a compreensão da doença de Parkinson.
Fonte : Campanha Viva Bem com Parkinson promove atividades pelo dia internacional da doença no Parque do Ibirapuera | Segs.com.br-Portal Nacional|Clipp Notícias para Seguros|Saúde

Nenhum comentário: