Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cientistas descobrem como induzir sonhos lúcidos direto no seu cérebro

Sonhos lúcidos são os sonhos em que o sujeito não está apenas reagindo às situações que o cérebro cria, mas está consciente e ativo, afetando o próprio sonho.
Já fizemos alguns artigos aqui no HypeScience sobre isso, e a receita muda pouco: é preciso manter um diário de sonhos, criar o hábito de olhar relógios e contar os dedos, e também fazer um pouco de autossugestão.
Mas estas práticas exigem autodisciplina e persistência, coisa que nem todo mundo consegue. Estudando o funcionamento do cérebro, uma equipe de cientistas descobriu uma forma de induzir sonhos lúcidos apenas com pequenas descargas elétricas na cabeça.
A equipe de Ursula Voss, da Universidade de Frankfurt (Alemanha), recrutou 27 voluntários que nunca haviam experimentado sonhos lúcidos. Os voluntários dormiram com eletrodos presos à cabeça e, quando estavam no estágio REM do sonho (quando estamos sonhando e os olhos apresentam movimentos aleatórios), recebiam 30 segundos de choques elétricos fracos no lobo frontal do cérebro, com frequências entre 2 a 100 Hz.

Nenhum comentário: