O aposentado Adegilson da Silva, de 49 anos, sofre de Mal de Parkinson e luta há mais de três anos para conseguir uma cirurgia, pelo sistema público de saúde, para amenizar as crises. Morador de Rio Verde, no sudoeste goiano, ele não consegue se alimentar nem andar sozinho. “Eu não dou conta de fazer praticamente nada. Eu fico três horas sentado na cadeira porque não consigo levantar sozinho. Às vezes, eu levanto e caio”, relata.
Os tremores, os membros rígidos e a perda de equilíbrio são alguns dos sintomas que caracterizam o Parkinson, resultado da falta de dopamina, um neurotransmissor produzido por um grupo de células nervosas. A enfermidade provoca a morte progressiva destas células e, por isso, o quadro dos pacientes é degenerativo.
Diagnosticado com a doença há 20 anos, Adegilson afirma que a situação está cada vez pior. Ele depende da ajuda da tia Odenir Pinto da Silva, com quem mora, para viver.
A cuidadora conta que já foi inúmeras vezes, em vão, à Secretaria Municipal de Saúde para saber o andamento do pedido da cirurgia, que só é feita em São Paulo. “Todas as vezes que eu vou eles falam que estão esperando resposta de Goiânia e não tem nenhuma resposta. Eles dizem que não sabem onde os papéis estão parados.
Fonte : G1 - Aposentado com Mal de Parkinson luta há três anos por cirurgia, em GO - notícias em Goiás
Nenhum comentário:
Postar um comentário