Recuperar a mobilidade há-de ser uma guerra constante da tecnologia contra as piores surpresas com que a natureza nos aflige. E às vezes são truques tão simples. Um simples laser encarnado à frente dos pés pode ser quanto baste para ajudar vítimas de Parkinson a voltar a andar. E do outro lado do oceano, em Jacksonville, no estado norte-americano da Florida, já há pelo menos um doente a quem este aparelho mudou a vida.
Com a ajuda de um andarilho equipado com tecnologia laser, Wayne Puckett pode passear-se à vontade, algo que não conseguia fazer há quatro anos. Puckett sofre de uma variante de Parkinson, uma doença neurológica que destrói a capacidade do cérebro para controlar as funções motoras. Antigo carteiro, pai de cinco filhos, Puckett lembra-se de quando tudo começou.
«Sinto que deixei de ser um homem. Perdes o emprego, perdes o que te ocupava. Nem foi tanto o dinheiro, era uma questão de saúde. É duro de aceitar e sentimo-nos insignificantes. Já não consegues fazer o que fazias e os teus filhos estão ali, a ver isso mesmo», lamenta Wayne Puckett.
Em 2010, Puckett encontrou-se com Jay Van Gerpen, na Clínica Mayo de Jacksonville, na Florida. Na altura estava confinado a uma cadeira de rodas, mas o médico disse-lhe que tinha um aparelho capaz de o pôr a voltar a caminhar pelos próprios pés naquele mesmo dia.
Fonte : Tecnologia laser permite que vítimas de Parkinson voltem a andar > TVI24
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
É o sistema me parece bem simples, mas acho que funciona, na ABP existe no piso algumas marcas paralelas por onde o PK pode treinar e avançar nos obstáculos existe outras técnicas de mandar esse comando ao cérebro. Devemos redrobar os cuidados ao passar por portas e principalmente portas de vidro, os movimentos involuntários podem acarretar quedas.
Postar um comentário