Cerca de um terço das pessoas que sofrem da doença de Parkison passam pelo frustrante sintoma conhecido como congelamento, que é uma súbita perda de mobilidade que ocorre durante alguns momentos, fazendo com que a pessoa se sinta com os seus pés ''congelados'' no chão. Isso pode ocorrer sem aviso prévio e muitas vezes resulta em quedas. Por isso, uma pessoa com Parkinson deve ser consciente em cada movimento. Algumas vezes, o medo do congelamento leva ao desencorajamento e à falta de coragem de sair em público. Mas, de acordo com a Parkinson’s Disease Society, várias técnicas podem ser usadas para "melhorar" o congelamento e permitir a continuidade de uma vida ativa.
1. Use o método de turno de peso. Em vez de tentar seguir adiante durante o congelamento, tente mudar o peso de uma perna. Isso pode ajudar, muitas vezes, a seguir em frente com a perna oposta.
2. Use palavras-chave. Determine qual pé utilizará primeiro quando se preparar para dar um passo e diga uma frase como: ''Um, dois, três, ande" ou ''Preparar, apontar, fogo" ou algum outro alerta. A última palavra significará que pode retomar a caminhada.
3. Cante ou cantarole enquanto caminha. Use o ritmo de uma melodia simples e repetitiva para ajudá-lo a passar por uma área onde você costuma congelar. Desacelere o ritmo e dê passos maiores, caso você tenha tendência a embaralhar-se, o que às vezes acontece antes de um congelamento.
4. Fixe um pequeno metrônomo em seu cinto ou no seu bolso. O ritmo sonoro do dispositivo lhe ajudará a impulsionar o movimento após um congelamento.
5. Planeje sua rota em lugares movimentados, como um supermercado ou um shopping. Especialmente nas áreas ocupadas onde você costuma congelar, pare com frequência para observar o espaço onde você estará andando e planeje sua rota. Procure por algo ou alguém que possa ficar no caminho e, em seguida, determine o seu curso. Decida até qual ponto você irá caminhar e, em seguida, pare, olhe e planeje novamente depois de chegar neste ponto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário