Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Parkinson e Alzheimer contagiam? - JCNET

Até pouco tempo atrás isto seria impensável, mas deixou de ser!
As doenças neurodegenerativas como Parkinson, Alzheimer e a Síndrome da Vaca Louca vem sendo chamadas de “Doenças Priônicas”. 
O que provoca alterações no funcionamento cerebral é o acúmulo de proteínas distorcidas entre e dentro dos neurônios. Estas proteínas podem ser transmitidas para o homem pela ingestão de carnes de animais e canibalismo. 

De proteína infecciosa derivou-se “príon” para identificar o novo agente infeccioso identificado por Prusiner que ganhou o Nobel de Medicina ao esclarecer como se adquiria a Doença da Vaca Louca. O cérebro dos animais e humanos ficam bem menor, cheio de vacúolos como uma esponja e a doença foi denominada Encefalopatia Espongiforme Bovina. Com incubação de 5 anos, o animal evolui para o óbito em 14 semanas.

Perto da Austrália, em Papua-Nova Guiné, alguns carneiros antes de morrer tinham irritabilidade extrema, perda de coordenação motora e prurido intenso e chamavam a doença de “scrapie”, sem causa conhecida. Alguns nativos também morriam como os carneiros, e parecia que sorriam forçosamente e chamaram a doença de “kuru”. A “doença da morte sorridente” foi atribuída ao costume de comer cérebros e carnes de parentes mortos em rituais. O costume e canibalismo foram eliminados e o problema acabou.

A doença neurodegenerativa de Creutzfeldt-Jackob foi atribuída aos príons e associada à ingestão de carne bovina contaminada. Os primeiros sintomas são depressão e ansiedade, evoluindo para perda da memória, alucinações, alterações no humor, demência, incoordenação motora e perda da visão.
Os sintomas finais são ataxia, afasia, convulsões, caquexia e morte em até 14 meses. Não há tratamento. 

Nos anos 90 uma medida extrema foi tomada quando havia 350 a 400 casos mensais da doença: todo o rebanho bovino britânico foi sacrificado. A causa estaria relacionada com a ingestão de concentrado alimentar (ração) com restos, carcaças e vísceras de outros animais como os carneiros. Outros animais passaram a ser contaminados como gatos, pumas e avestruzes.

Fonte : Parkinson e Alzheimer contagiam? - JCNET

Nenhum comentário: