Quem canta seus males espanta
Veja o audio da CBN
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Musicoterapeuta
O profissional responsável por conduzir o processo musicoterápico é chamado musicoterapeuta. A formação desse profissional é feita em cursos de graduação em musicoterapia ou como especialização para profissionais da área de saúde (medicina ou psicologia). Em alguns países a musicoterapia também pode ser parte de uma formação em arteterapia, que envolve, além da música, técnicas de artes plásticas e dança.
A formação do musicoterapeuta inclui teoria musical, canto, prática em ao menos um instrumento harmônico (piano ou violão), instrumentos melódicos (principalmente flauta) e percussão.
Também faz parte da formação do musicoterapeuta o conhecimento da anatomia e fisiologia humana, psicologia, filosofia e noções de expressão artística, expressão corporal, dança, técnicas grupais e métodos de educação musical como o Método Orff ou o Método Kodály.
O dia do musicoterapeuta é comemorado no Brasil em 15 de setembro.
Noticias do Hospital Samaritano
Vozes dos Menestréis
A investigação científica foi o atalho para a prática da ação social com uma pitada de cultura dos Vozes dos Menestréis.
Liderados pela pesquisadora Eliseth Ribeiro Leão, as enfermeiras Celice Aquino, Edna Bussoti e Patricia Vendramim, além dos colaboradores da área administrativa Alex Gomes, Sonia Faria e Valmirene Pereira, apresentam quinzenalmente números musicais aos pacientes do hospital, como parte de estudos científicos que avaliam os efeitos terapêuticos da música sobre a saúde humana.
Um questionário respondido pela audiência, formada também pelos acompanhantes e profissionais de saúde, é o termômetro que mostra o acerto da iniciativa. Os pacientes relatam o alívio da dor em muitos casos, bem como a minimização da depressão, estresse e ansiedade.
A iniciativa consegue, assim, afetar positivamente várias esferas: o paciente se sente reconfortado; sua recuperação é favorecida; as apresentações fornecem dados valiosos para estudos que objetivam melhorar a qualidade de vida em hospitais; a cultura ganha um palco surpreendente para se manifestar ; e todos os participantes saem da experiência enriquecidos e mais conscientes da natureza humana do trabalho em uma instituição de saúde.
Noticias do Hospital Samaritano
Cd Uma canção no cuidar
Capa do CD
O CD Uma Canção no Cuidar é distribuído gratuitamente aos pacientes internados que participam, voluntariamente, da pesquisa sobre a intervenção musical pós-alta hospitalar. O repertório é de música popular brasileira interpretado pelo Grupo Menestréis da Tarde (grupo vocal que iniciou o projeto).
Faixas
1. Canto do povo de um lugar (Caetano Veloso)
2. Uma canção no cuidar (Rinaldo de Oliveira) (clique no menu ao lado para ouvir)
3. Carinhoso (Pixinguinha/ João de Barro)
4. Cantiga pro menino (Elis Leão) (clique no menu ao lado para ouvir)
5. Falando de amor (Tom Jobim)
6. Vira virou (Kleiton Ramil)
7. Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)
8. Tocando em frente (Renato Teixeira/Almir Sater)
9. Conversa de botequim (Noel Rosa / Vadico)
10. Tarde em Itapoã (Toquinho/ Vinícius de Moraes)
11. Aquarela (Maurizio Fabrizio/Toquinho/Guido Morra/Vinícius de Moraes)
12. Andança (Danilo Caymmi/ Edmundo Souto/ Paulinho Tapajós)
Ficha Técnica
Produção executiva, idéia e conceito do projeto: Eliseth Ribeiro Leão
Assistente da produção executiva: Edna Bussotti
Produção musical e arranjos: Gian Gerbelli e Adriano Siqueira
Direção artística: Rinaldo de Oliveira
Vocais: Menestréis da Tarde
Violões e Percussão: Gian Gerbelli e Adriano Siqueira
Raphael Brito (violão em “Tocando em frente”)
Bandolim: Gian Gerbelli
Flauta: Carolina Gerbelli
Mixagem: Gian Gerbelli, Adriano Siqueira e Menestréis da Tarde
Gravação: Estúdio Audioart, na primavera de 2004
Fotografias: Plínio de Andrade Silva e Acervo do Hospital Samaritano
Arte: Ricardo Estevam Salomon Filho – Assessoria de Comunicação Corporativa do Hospital Samaritano
Para acessar as musicas entre no link abaixo:
http://www.samaritano.com.br/pt/area.asp?page=11&idpagina=437
Postar um comentário