Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O REMÉDIO DA NATUREZA

Pesquisas mostram que quem vive perto de áreas verdes desfruta de uma saúde melhor

AR LIVRE
Na escola de Gisela, a área verde melhora o humor das crianças

Viver ou passar um tempo entre as árvores tem impacto positivo na saúde. É o que mostram estudos feitos para investigar as respostas do corpo aos ambientes urbanos. Os trabalhos revelam que quem vive nas imediações de áreas verdes manifesta maior facilidade para se concentrar, é mais magro e apresenta menos riscos para doenças como a pressão alta.

Uma das pesquisas mais recentes, publicada na revista American Journal of Preventive Medicine, descobriu que jovens residentes em bairros onde a cobertura vegetal ocupa um belo espaço são mais ativos e têm menos peso em comparação a outros domiciliados em bairros menos verdejantes. Para chegar a essa conclusão, cientistas das universidades de Washington e Indiana-Purdue, nos EUA, observaram 3,8 mil crianças e adolescentes durante dois anos e mapearam, por satélite, os parques e praças nas imediações de onde eles moravam. Na opinião de Janice Bell, uma das autoras do estudo, a descoberta inaugura um campo de pesquisa para o bem-estar que deverá unir profissionais da saúde e arquitetos, geógrafos e planejadores urbanos. "Além de diminuir o stress, a exposição à natureza melhora o raciocínio e a capacidade de aprender", disse.

Fonte : IstoÉ Independente

Um comentário:

Baldoino disse...

Sem duvida uma verdade verdadeira, acabo de retornar da minha chácara onde estive em contato direto com a natureza, já estou pensando em retornar na proxima semana.
Minhas baterias estão totalmente recarregadas