Os governos do Reino Unido e do Brasil têm trabalhado ativamente para incentivar a colaboração na área de ciência e inovação entre os dois países. Nos últimos anos, diversos acordos foram assinados entre institutos de pesquisa, universidades e empresas brasileiras e britânicas em várias áreas da ciência, como ciência espacial e agrícola, inovação e pesquisas de células-tronco, entre outras.
Atualmente, tal colaboração é promovida pela representação diplomática britânica no Brasil e pelos Ministérios Brasileiros de Ciência e Tecnologia (MCT) e de Relações Exteriores (MRE) através do projeto bilateral Parceria Brasil-Reino Unido em Ciência e Inovação. Esta cooperação é realizada através da organização de eventos, missões e outras atividades. A Parceria foi lançada em março de 2008 como continuação do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação.
Histórico
Durante visita oficial do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Reino Unido em 2006, foi estabelecido o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação que identificava metas em comum e prioridades para os dois países na área científica. Este plano foi consolidado no Ano Brasileiro-Britânico da Ciência e Inovação, projeto que durou de março de 2007 a março de 2008. O Ano da Ciência promoveu mais de 40 atividades, atingiu mais de 1600 participantes diretos e celebrou a assinatura de 8 acordos internacionais.
Devido ao sucesso do Ano da Ciência, um acordo entre os governos dos dois países foi assinado novamente, iniciando uma nova etapa através da Parceria Brasil-Reino Unido em Ciência e Inovação.
Conheça as atividades promovidas pela Parceria e acesse o relatório final do Ano da Ciência.
Papel do FCO
O setor de Ciência e Inovação do Consulado-Geral Britânico em São Paulo busca promover a cooperação científica entre o Brasil e o Reino Unido através de atividades que incentivem a troca de informações entre a comunidades acadêmicas dos dois países. Além do trabalho desenvolvido para promover a Parceria Brasil-Reino Unido em Ciência e Inovação, o setor divulga pesquisas de ponta desenvolvidas pela ciência no Reino Unido.
Fonte : Uk In Brazil
Um comentário:
Mayana Zatz falando hoje pela Joven Pan declarou que as pesquisas com celulas-troncos embrionárias no Brasil estão tomando um grande avanço, isso vem chamando a atenção dos centros de pesquisas do Reino Unido e Estados Unidos onde estão concentrados os maiores avanços.
O pesquisador brasileiro tem publicado em revistas cientificas de ponta artigos que estão chamando a atenção dos pesquisadores do mundo cientifico.
Com a visita do Embaixador do Reino Unido ao Brasil o convenio Brasil X Reino Unido esta sendo tratado através de simpósio que na segunda-feira retorna as suas atividades.
Tudo isso nos enche de orgulho por ver que nossos cientistas estão dando sua contribuição visando à descoberta de caminhos que nos leve a cura de doenças que afligem os brasileiros, agora cabe aos nossos legisladores atentar para a importância desse momento e não cortar verbas que possam prejudicar a continuidade das pesquisas que trarão sem duvida divisas significativas ao país. Que nosso chavão “TODOS NO MESMO BARCO” chegue ao nosso Congresso e depure a mente de nosso políticos para os anseios e necessidades do nosso povo.
Postar um comentário