Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 23 de março de 2009

ALIMENTAÇÃO CORRETA

A matéria é de 2001, mas vale a pena informar-se.

Os tremores e a dificuldade de locomoção que o portador do mal de Parkinson enfrenta podem ser amenizados com alimentação adequada. É o que mostra o livro A alimentação a doença de Parkinson, o primeiro do gênero no país. O manual dá dicas de como uma simples dieta ajuda a evitar algumas complicações da doença.

A REGRA NÚMERO UM É BALANCEAR A INGESTÃO DE ALIMENTOS PROTÉICOS, COMO A CARNE, O LEITE E OS OVOS, POIS COMPETEM DENTRO DO ORGANISMO COM O PRINCIPAL MEDICAMENTO RECOMENDADO AOS DOENTES, O LEVODOPA. Este é um precursor da dopamina, neurotransmissor responsável pela transmissão dos impulsos nervosos envolvidos nas funções motoras. Os portadores de Parkinson têm uma deficiência deste neurotransmissor, o que leva à perda do controle sobre os movimentos.

“Quando chegam ao tubo digestivo, as proteínas são quebradas em unidades menores, os aminoácidos. O levodopa também é formado de aminoácidos”, diz a nutricionista Maria de Fátima Marucci, da Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo, uma das três autoras do livro. “POR ISSO, SE OS ALIMENTOS PROTÉICOS COMO A CARNE SÃO CONSUMIDOS EM EXCESSO, OS AMINOÁCIDOS DESSES ALIMENTOS PASSAM A COMPETIR COM OS AMINOÁCIDOS DO LEVODOPA”, explica.

O resultado é que as células absorvem menos os aminoácidos do levodopa, diminuindo o efeito do remédio. Maria de Fátima recomenda ainda que os alimentos que contêm proteínas sejam consumidos à noite. “Como o paciente vai dormir em seguida, não há muito problema se os tremores não forem controlados devidamente”, diz.

Outro conselho da nutricionista, que trabalhou com as pesquisadoras, Estefânia Pereira e Cláudia Farhud, também da USP, é DAR PREFERÊNCIA ÀS FRUTAS E VERDURAS. “Os portadores de Parkinson costumam se queixar de prisão de ventre. Não se sabe se ela deriva da doença em si ou se é agravada pela reação a algum medicamento, mas o consumo de fibras ameniza este problema”. BEBER MUITO LÍQUIDO – NO MÍNIMO DOIS LITROS POR DIA – TAMBÉM AJUDA O INTESTINO A FUNCIONAR NORMALMENTE.

Maria ressalta que os ALIMENTOS MAIS CALÓRICOS, EM ESPECIAL A GORDURA E OS CARBOIDRATOS (COMO PÃES E MASSAS), TAMBÉM CONTRIBUEM PARA O BEM-ESTAR DO PACIENTE. Um dos primeiros sintomas de quem sofre de mal de Parkinson é a perda de peso.

Apesar de o paciente geralmente abandonar a prática de exercícios, pois não consegue andar direito, os constantes tremores fazem o organismo consumir muita energia, Além disso, pela própria dificuldade de locomoção, há uma tendência de o paciente deixar de cozinhar ou sair para fazer compras de mercado. “Nem todos têm uma pessoa da família ou um acompanhante para fazer a comida”, lembra Maria de Fátima.

A vaidade é outra inimiga da boa alimentação. A nutricionista conta que uma de suas pacientes se recusava a comer quando tinha uma festa, pois o remédio conseguia controlar melhor os tremores. “Não havia competição entre os aminoácidos. Com isso, o efeito do medicamento era maior.”

Tratamento: não existe cura para a doença. As células danificadas não podem ser repostas, pois não conseguem se multiplicar. Remédios que controlam os movimentos involuntários são fundamentais. O levodopa é o principal, pois supre parte da deficiência de dopamina. ACOMPANHAMENTO NEUROLÓGICO, SESSÕES DE FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA, ALÉM DE ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL E TERAPIA OCUPACIONAL TAMBÉM SÃO INDICADOS.

FOI POR ESSAS E OUTRAS QUE AS NUTRICIONISTAS RESOLVERAM ESCREVER O LIVRO, DISTRIBUÍDOS GRATUITAMENTE PELA ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON, EM SÃO PAULO. O MANUAL TAMBÉM PODE SER ADQUIRIDO PELO TELEFONE.

ENDEREÇO ABP:
Sede Social: Av. Bosque da Saúde, 1155, São Paulo - SP, CEP: 04142-092.
Telefone: 011) 2578-8177


http://www.gastronomiabrasil.com/Nutricao_e_Saude/Setembro_2001.htm

7 comentários:

Rochele Alves disse...

Ooi, bom dia.
Gostaria de encomendar esse livro.
Teria como por um email?

Anônimo disse...

meu pai tem parkinson , por favor poderiam mandar um email para que eu pudesse receber o guia de alimentaçao abraços

Anônimo disse...

Meu pai tem essa doença, como faço para adquirir esse manual? Preciso urgentimente, pois ele tem sofrido muito. Obrigada.

Unknown disse...

Vocês precisam escrever para a Associação Brasil Parkinson, o endereço esta no blog.

Legislação e Gestão da Assistência disse...

Baldoino a associacao precisa amokiar as possíbilidades de contato?? Hj em dia tudo está informatizado...

Legislação e Gestão da Assistência disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Legislação e Gestão da Assistência disse...

Ampliar