A matéria é de 2001, mas vale a pena informar-se.
Os tremores e a dificuldade de locomoção que o portador do mal de Parkinson enfrenta podem ser amenizados com alimentação adequada. É o que mostra o livro A alimentação a doença de Parkinson, o primeiro do gênero no país. O manual dá dicas de como uma simples dieta ajuda a evitar algumas complicações da doença.
A REGRA NÚMERO UM É BALANCEAR A INGESTÃO DE ALIMENTOS PROTÉICOS, COMO A CARNE, O LEITE E OS OVOS, POIS COMPETEM DENTRO DO ORGANISMO COM O PRINCIPAL MEDICAMENTO RECOMENDADO AOS DOENTES, O LEVODOPA. Este é um precursor da dopamina, neurotransmissor responsável pela transmissão dos impulsos nervosos envolvidos nas funções motoras. Os portadores de Parkinson têm uma deficiência deste neurotransmissor, o que leva à perda do controle sobre os movimentos.
“Quando chegam ao tubo digestivo, as proteínas são quebradas em unidades menores, os aminoácidos. O levodopa também é formado de aminoácidos”, diz a nutricionista Maria de Fátima Marucci, da Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo, uma das três autoras do livro. “POR ISSO, SE OS ALIMENTOS PROTÉICOS COMO A CARNE SÃO CONSUMIDOS EM EXCESSO, OS AMINOÁCIDOS DESSES ALIMENTOS PASSAM A COMPETIR COM OS AMINOÁCIDOS DO LEVODOPA”, explica.
O resultado é que as células absorvem menos os aminoácidos do levodopa, diminuindo o efeito do remédio. Maria de Fátima recomenda ainda que os alimentos que contêm proteínas sejam consumidos à noite. “Como o paciente vai dormir em seguida, não há muito problema se os tremores não forem controlados devidamente”, diz.
Outro conselho da nutricionista, que trabalhou com as pesquisadoras, Estefânia Pereira e Cláudia Farhud, também da USP, é DAR PREFERÊNCIA ÀS FRUTAS E VERDURAS. “Os portadores de Parkinson costumam se queixar de prisão de ventre. Não se sabe se ela deriva da doença em si ou se é agravada pela reação a algum medicamento, mas o consumo de fibras ameniza este problema”. BEBER MUITO LÍQUIDO – NO MÍNIMO DOIS LITROS POR DIA – TAMBÉM AJUDA O INTESTINO A FUNCIONAR NORMALMENTE.
Maria ressalta que os ALIMENTOS MAIS CALÓRICOS, EM ESPECIAL A GORDURA E OS CARBOIDRATOS (COMO PÃES E MASSAS), TAMBÉM CONTRIBUEM PARA O BEM-ESTAR DO PACIENTE. Um dos primeiros sintomas de quem sofre de mal de Parkinson é a perda de peso.
Apesar de o paciente geralmente abandonar a prática de exercícios, pois não consegue andar direito, os constantes tremores fazem o organismo consumir muita energia, Além disso, pela própria dificuldade de locomoção, há uma tendência de o paciente deixar de cozinhar ou sair para fazer compras de mercado. “Nem todos têm uma pessoa da família ou um acompanhante para fazer a comida”, lembra Maria de Fátima.
A vaidade é outra inimiga da boa alimentação. A nutricionista conta que uma de suas pacientes se recusava a comer quando tinha uma festa, pois o remédio conseguia controlar melhor os tremores. “Não havia competição entre os aminoácidos. Com isso, o efeito do medicamento era maior.”
Tratamento: não existe cura para a doença. As células danificadas não podem ser repostas, pois não conseguem se multiplicar. Remédios que controlam os movimentos involuntários são fundamentais. O levodopa é o principal, pois supre parte da deficiência de dopamina. ACOMPANHAMENTO NEUROLÓGICO, SESSÕES DE FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA, ALÉM DE ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL E TERAPIA OCUPACIONAL TAMBÉM SÃO INDICADOS.
FOI POR ESSAS E OUTRAS QUE AS NUTRICIONISTAS RESOLVERAM ESCREVER O LIVRO, DISTRIBUÍDOS GRATUITAMENTE PELA ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON, EM SÃO PAULO. O MANUAL TAMBÉM PODE SER ADQUIRIDO PELO TELEFONE.
ENDEREÇO ABP:
Sede Social: Av. Bosque da Saúde, 1155, São Paulo - SP, CEP: 04142-092.
Telefone: 011) 2578-8177
http://www.gastronomiabrasil.com/Nutricao_e_Saude/Setembro_2001.htm
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
7 comentários:
Ooi, bom dia.
Gostaria de encomendar esse livro.
Teria como por um email?
meu pai tem parkinson , por favor poderiam mandar um email para que eu pudesse receber o guia de alimentaçao abraços
Meu pai tem essa doença, como faço para adquirir esse manual? Preciso urgentimente, pois ele tem sofrido muito. Obrigada.
Vocês precisam escrever para a Associação Brasil Parkinson, o endereço esta no blog.
Baldoino a associacao precisa amokiar as possíbilidades de contato?? Hj em dia tudo está informatizado...
Ampliar
Postar um comentário