Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 20 de março de 2009

Nova técnica pode tratar Parkinson com estímulo elétrico

SÃO PAULO - Uma nova intervenção terapêutica desenvolvida pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis promete melhorar a vida de pacientes com doença de Parkinson. Ele e seus colegas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, encontraram um caminho mais longo, porém muito mais seguro, para estimular as áreas do cérebro afetadas pela doença, aliviando os sintomas e reduzindo os efeitos colaterais da terapia convencional.

Em vez de introduzir eletrodos no núcleo cerebral - uma cirurgia invasiva e de alto risco -, a equipe optou por uma rota alternativa inédita: estimular a medula espinhal, por meio de uma microcirurgia semi-invasiva e de baixíssimo risco. Os primeiros testes com animais renderam resultados positivos. Os cientistas planejam continuar a pesquisa com macacos e seres humanos ainda neste ano, no Brasil.

O estudo é destaque de capa da edição de hoje da revista americana Science. Nicolelis acredita que a técnica poderá se transformar em um novo padrão para o tratamento de Parkinson - não só nos estágios mais avançados da doença, como ocorre com a cirurgia cerebral, mas desde o início, em combinação com a terapia medicamentosa. ?Todo paciente poderia ter acesso a essa técnica?, disse Nicolelis ao Estado. ?Em um ano, acho que já dá para começar os testes clínicos.? As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte : Estadao.com.br

2 comentários:

Baldoino disse...

A matéria completa esta na edição do Estadão de hoje.
O Dr.Nicolelis com essa inovação cirúrgica abre um campo novo que enche de esperanças os doentes de Parkinson.

Baldoino disse...

Conhecendo melhor Dr.Nicolelis, veja como foi sua entrevista no programa Roda Viva:

16/02/2009
Miguel Nicolelis
neurocientista
reprise
O Roda Viva reapresenta nesta segunda-feira o programa com o neurocientista Miguel Nicolelis. Ele é formado em medicina e doutorado em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em neurofisiologia nos Estados Unidos, onde vive há vinte anos.
Professor titular de neurobiologia e engenharia biomédica na Universidade de Duke, ele lidera uma equipe de pesquisadores que desenvolvem pesquisas para integrar cérebro humano e máquinas. Miguel Nicolelis é responsável pelo desenvolvimento de um sistema que possibilita a movimentação de braços robóticos a partir de sinais cerebrais.

Os mais de duzentos estudos de Miguel Nicolelis em neurociência ampliaram o entendimento dos mecanismos cerebrais e a possibilidade de que cérebro e robôs possam trabalhar juntos. Esses estudos estão sendo levados a vários centros de pesquisas do mundo.
No Brasil, ele criou o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, em Natal, Rio Grande do Norte, destinado a desenvolver a pesquisa científica de ponta.

Entrevistadores: Ulisses Capozzoli, editor chefe da revista Scientific American Brasil; Herton Escobar, repórter de ciência e meio ambiente do jornal O Estado de S. Paulo; Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp" - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo; Eduardo Geraque, repórter da editoria de ciência do jornal Folha de S. Paulo.

Apresentação: Lillian Witte Fibe