Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 20 de março de 2009

O QUE NEURÓNIO TEM HAVER COM A COMUNICAÇÃO ?


observou quando duas pessoas comunicam uma com a outra o que acontece em termos corporais?

Talvez já tenha visto duas amigas ou um casal de namorados num restaurante ou num café. Talvez tenha observado que o emissor que está a falar cruza as pernas, passa a mão pelos cabelos, aproxima o seu tronco para frente, e o receptor que está a ouvir realiza os mesmos gestos. Nesse momento é como se um estivesse a imitar o outro. Você sabe que não! Quantas vezes acontecem situações similares consigo sem que esteja atento, consciente disso?Porque isso acontece? O que o leva a imitar o comportamento do outro?

Nas últimas duas décadas, neurofisiologistas estudaram os neurónios responsáveis por determinados comportamentos nos macacos. Eles concluíram que determinado neurónio disparava quando o macaco realizava um determinado acto, ou observava outro macaco em acção. Os investigadores descobriram que esse neurónio era responsável pela imitação do comportamento do outro animal, e ficou conhecido como neurónio espelho.
Após essa descoberta, os investigadores resolveram estender as observações para as actividades cerebrais dos humanos……

Muitas vezes não lembramos quanto a comunicação é crucial no nosso dia-a-dia, talvez porque está presente a todo segundo. Por isso, segue aqui uma sugestão: observe a si próprio e algumas pessoas a sua volta. Ouça o que diz….o que o outro fala…como fala…como você reage ao ouvir? Verifique como sente com determinados gestos do outro…observe como o outro responde aos seus gestos….

Fonte : More Institut

Nenhum comentário: