Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 4 de maio de 2009

CORAL DA ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON









Como é sabido, além dos tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e desequilíbrio (sintomas básicos), a doença de Parkinson também pode afetar a fala e a voz.

Os problemas ocorrem devido à falta de coordenação e também pela redução do movimento dos músculos que controlam os órgãos responsáveis pela produção dos sons da fala.

Uma das formas de controle que proporcionam a melhora desse distúrbio (além do tratamento fonoaudiológico, que a partir de 1999 também éprestado pela entidade) é a utilização da voz para o canto.

Cumprindo mais um dos objetivos programados, a ABP criou seu próprio Coral, uma experiência inédita em todo o mundo. Assim, o resultado do trabalho da equipe de fonoaudiólogos da entidade agora pode ser medido por ouvidos agora embalados pelas vozes firmes e ritmadas do coral, formado por maioria de parkinsonianos e alguns familiares.

Depois de muitos ensaios e grande expectativa, o Coral fez sua apresentação oficial por ocasião da Festa da Primavera, ocorrida na sede social da entidade no mês de outubro de 1998. A partir daí, o grupo vem prestigiando todos os eventos sociais e comemorativos da Associação, tendo se apresentado também em duas ocasiões especiais, ambas no teatro da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

A primeira foi em outubro/2000, no encerramento solene do I Simpósio de Atualização no Tratamento e na Reabilitação da doença de Parkinson, e a segunda na solenidade de abertura do IV Simpósio Internacional do Centro de Estudos da Voz-CEV, em julho/2001, com a presença de mais de 500 fonoaudiólogos de várias partes do mundo. No início de 2002, foram iniciados os ensaios preparatórios para a gravação de um CD.

Se é verdade que quem canta seus males espanta, então os participantes do coral parecem ter encontrado a fórmula do equilíbrio emocional e da alegria de viver.
Quem chega à Associação nas tardes de quinta-feira, pode constatar, ao vivo, o resultado do esforço conjunto dos mais de 60 coralistas que participam dos ensaios semanais.

É impossível não se emocionar ao vê-los, reunidos, soltando a voz, incentivados pelo entusiasmo contagiante da regente Teresa Freitas, e da pianista Denise Divenutto. Para Teresa, cantar é um ato prazeroso, é uma atividade que todo ser humano pode realizar com maior ou menor técnica. No caso dos portadores do Parkinson, é um avanço importante, pois a maioria tem a emissão de voz comprometida pela rigidez muscular, que afeta os movimentos do rosto e, conseqüentemente, da fala.

Os exercícios de aquecimento melhoram a impostação e a respiração, além de ajudar na manutenção da articulação da voz. Um dos objetivos do coral é socializar, confraternizar. Todos os que conhecem esse trabalho o reputam como maravilhoso, pois são momentos de descontração para todos os que participam dessa atividade.

Ensaios:
Quintas-feiras às 15:45 hs, no Auditório da ABP

Um comentário:

Baldoino disse...

Vale a pena passar pela ABP as quinta-feira e acompanhar o ensaio do Coral.