Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 4 de maio de 2009

NOSSO PROTESTO

Prezada Vereadora
Mara Cristina Gabrilli
Câmara Municipal de São Paulo
Excelência,

Suponho que Vossa Excelência tenha tomado conhecimento de D. Linamara Rizzo Battisllela, Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, estampada no jornal Folha e reproduzida abaixo. Naquela matéria a ilustre entrevistada afirma que é um "absurdo vender esperanças sobre células tronco"; acrescenta ela que "a pasta do governo de São Paulo não vai destinar nenhum centavo para estudos relativos às células tronco". A posição adotada por ela vai na contramão daquelas adotadas pelos mais avançados centros científicos mundiais. Ainda agora, o Presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, assinou um decreto revogando as medidas de seu antecessor, George W. Bush, e permitiu a concessão de verbas federais para as pesquisas com as referidas células. Além disso, parece que ela adota a linha de pensamento de alguns setores (por mais respeitável que sejam) da opinião pública, que foi derrotada em recente julgamento histórico do Supremo Tribunal Federal.
Considerando que Dona Linamara integra a atual Administração Pública deste Estado e da qual Vossa Excelência faz parte, serve a presente para solicitar sua intercessão junto a quem de direito para que seja revista a posição objeto da entrevista sob comentário.
Assim procedendo, Vossa Excelência estará vindo ao encontro da esperança de milhares de cidadãos residentes no Estado de São Paulo, portadores das mais variadas patologias e que se vêm privadas de seu bem supremo - a sua Saúde e que alimentam o sonho do alívio de seus sofrimentos.
Respeitosamente
Associação Brasil Parkinson
Samuel Grossmann - Presidente
"Acho um absurdo vender esperanças", diz secretária de SP sobre células-tronco
27/04/2009 - No comando da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que completou um ano em março, a médica Linamara Rizzo Battistella afirma que a pasta do governo de São Paulo não vai destinar nenhum centavo para estudos relativos às células-tronco. "Não entendo que esse seja o caminho mais rápido para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Temos de ter esperança, sempre, mas não ilusões."

Para secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é absurdo "vender esperanças". (...)

Folha - A secretaria auxilia no financiamento das pesquisas com células-tronco em andamento?

Battistella - Acho um absurdo vender esperanças. Sou absolutamente contra a forma como se coloca isso [as pesquisas] para o público. A ciência de boa qualidade consegue superar as barreiras sem perder de vista os limites éticos. Não entendo que esse seja o caminho mais rápido para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Temos de ter esperança, sempre, mas não ilusões. Esse é um caminho que ainda não se mostrou viável na questão da lesão medular, da paraplegia. É preciso olhar para aquilo que a vida nos deu e viver com aquilo que temos. Cruzar os braços e ficar esperando o resultado de uma pesquisa enquanto a vida passa lá fora é um absurdo. Não podemos colocar as pessoas em uma situação de risco perdendo de vista o direito à vida. A secretaria não reservou nenhum recurso para esse tipo de pesquisa. Entendo que células-tronco têm resultado de sucesso para alguns tipos de câncer. Mas o grupo de pessoas que a secretaria representa precisa de outras linhas de pesquisa que o coloque dentro da sociedade. Fonte: Folha Online.

2 comentários:

Baldoino disse...

Hugo, Bom Dia,
Não vejo porque publicar vc tem toda razão também fiquei indignado, sabemos que as pesquisas tem muito campo pela frente, nossa politica de dar esperanças é no sentido de motivarmos os Dp a procura de qualidade de vida.
Vamos ver o que Samuel acha da matéria.
Obrigado pelo cuidado e consideração em saber nossa opinião.
Um abraço,
Badu

Badu e Samuel,
vejam no blog ABP rascunho de postagem que tencionei publicar. Como é página oficial com o nome da ABP, e pode haver implicações políticas, não publiquei.
Vejam. Senão houver objeção podem publicar!
Independente da decisão, fiquei indignado!
[ ]'s
Hugo

Samuel Grossmann
para Hugo, Associação, Baldoino

Caro Hugo
Obrigado por nos enviar o texto da Secretária das Pessoas Deficientes do Estado de São Paulo, Doutora Linamara.A posição daquela pessoa é o retrato da tese esposada pela Igreja Católica que respeitamos mas que foi derrotada no histórico julgamento do Supremo Tribunal Federal, na questão das pesquisas com células tronco embrionárias. Ela está na contra mão do pensamento dos dirigentes dos mais modernos centros de pesquisa do mundo. Haja à vista a recente decisão adotada pelo novo presidente dos Estados Unidos Barack Obama que, contrariando a posição de seu antecessor George Bush, autorizou a concessão de verbas do governo federal para as pesquisas com células tronco. Assim, não sou contra a divulgação da referida entrevista, com a ressalva de que é um entendimento superado pelos acontecimentos recentes, não só no Brasil, mas também nos mais avançados centros de pesquisas do mundo.
Obrigado pela atenção.
Um abraço
Samuel
P.S. Vamos enviar cópia dessa entrevista à Vereadora paulistana Mara Gabrilli, que foi secretária municipal da Pessoa Deficiente e Mobilidade Reduzida, tetraplégica, e companheira de luta pela rejeição da ação de constitucionalidade julgadda pelo STF

Baldoino disse...

Quando os órgãos públicos não funcionam adequadamente é hora de entrar na justiça.