Ciência: Biologia
Nível: intermediário
Ontem, dia 25 de maio, cientistas da Universidade de Oxford conseguiram "domesticar" um virus para que ele ataque e destrua as células cancerígenas mas mantenham as as células saudáveis intactas.
Moléculas MicroRNA regulam a estabilidade de mRNA em diferentes tipos de células, e este recém-entendido mecanismo prevê a possibilidade de preparar um vírus para células específicas de inativação. Cientistas da Universidade de Oxford, Reino Unido, com o apoio de colegas na Vrije Universiteit Amsterdam, relatam que esta abordagem pode ser usada para regular a proliferação do adenovírus.
Adenovírus é um vírus DNA amplamente utilizados na terapia, mas que provoca doença hepática em ratos. O professor Len Seymour e seus colegas descobriram que a introdução de sites em genoma do vírus que são reconhecidos por MicroRNA 122 hepático leva a degradação do mRNA viral, diminuindo assim o vírus da "capacidade de prejudicar o fígado, embora mantendo a sua capacidade de matar células com tumor.
"Esta abordagem é surpreendentemente eficaz e muito versátil. Poderá encontrar uma vasta gama de aplicações no controle da atividade do vírus terapêutico, tanto para o câncer de investigação e também para uma nova geração de máquinas de vacinas", diz o professor Seymour.
- http://www.sciencedaily.com/releases/2009/05/090522081217.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário