Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Qualidade de vida com Parkinson

Atividades em grupo e atendimento multidisciplinar resgatam a autoestima e promovem a independência dos pacientes.

Juliana Fontanella
jufontanella@odiariomaringa.com.br


O diagnóstico de Parkinson vem carregado de ansiedade. A doença é degenerativa, tem origem neurológica, e compromete o movimento, a fala e a velocidade de pensamento. Uma outra característica é que geralmente vem acompanhada por tremores involuntários.

Em Maringá, a Associação Maringaense de Parkinson formada e mantida por voluntários, presta auxílio aos pacientes e suas famílias em forma de tratamento multidisciplinar. A fonoaudióloga Maria Marlene Santos explica que a proposta é melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O aposentado Nelson Cherba frequenta a associação há dois anos e diz que consegue ter uma excelente qualidade de vida seguindo as recomendações dos médicos e da equipe. “Eu não poderia comparar minha vida de antes com a melhora que tenho hoje, Tenho muitos amigos e me sinto muito feliz, mal me reconheço”, comemora.

A equipe dispõe de três psicólogos, dois fonouadiólogos e dois fisioterapeutas. Na associação os pacientes ainda participam de cursos livres de canto e artesanto como terapia ocupacional e, uma vez por mês, neurologistas e convidados promovem palestras gratuitas sobre Parkinson e assuntos relacionados.


Saiba mais

A Associação Maringaense do Mal de Parkinson atende quem tiver dúvidas ou precisar de tratamento. Informações: (44) 3901-1143 ou mmsfono@hotmail.com.

http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/219605

Um comentário:

Baldoino disse...

Nossos agradecimentos a TT pela postagem, com isso ela nos traz noticias da Associação Maringaense de Parkinson.

Aos amigos de Maringá colocamos nosso blog a disposição.

Em nome da diretoria da Associação Brasil Parkinson os nossos cumprimentos e parabéns pelos trabalhos em prol da família parkinsoniana de Maringá.