Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Convívio com cães ajuda na recuperação de doenças

A proximidade com os animais estimula a interação social, além de trazer benefícios físicos e psicológicos


Por Priscila Moreira

Quando se fala em tratamentos para melhorar a saúde humana, logo se pensa em medicamentos ou exames de última geração. Mas para a surpresa de muita gente, existe uma terapia diferente da convencional, e também eficaz: a "cão-terapia". Sua função é ajudar na recuperação de pacientes com problemas neurológicos por meio de atividades feitas na companhia dos cães.

Ela é usada com sucesso no Canadá, EUA, na Europa, e aqui no Brasil vem recebendo adeptos a cada ano. Em São Paulo, a ong INATAA (Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por animais), faz um trabalho em que o cachorro é um mediador de atividades conduzidas por psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. "O nosso objetivo é proporcionar uma maior interação entre o individuo e o animal, para que o tratamento tenha maior sucesso", diz a psicanalista e presidente do INATAA, Silvana Fideli Prado.

O trabalho da ong é feito também com idosos que moram em casas de respouso. "Esse tipo de terapia contribui para melhorar a qualidade de vida dos assistidos, oferecendo benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais" diz o fisioterapeuta e diretor da ONG, Vinicius Favo Ribeiro. (...)

Fonte : Revista VivaSaúde

Nenhum comentário: