Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que é a asma?

Asma – antigamente chamada de “bronquite alérgica” ou “bronquite” – é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Isso significa que, quando os brônquios (estruturas que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões) estão inflamados, ficam mais sensíveis a determinados estímulos, o que leva ao broncoespasmo, ou seja, ao fechamento das vias aéreas.

A asma é um sério problema de saúde e atinge pessoas de todas as idades. Quando não controlada, pode causar limitações na vida diária, diminuição da qualidade de vida e, em alguns casos, pode ser fatal. A prevalência da asma vem crescendo em todo o mundo, especialmente entre crianças. Estima-se que hoje existam 300 milhões de asmáticos em todo o mundo. Muitos estudos mostram que entre 50% e 80% das crianças asmáticas desenvolvem sintomas antes dos cinco anos de idade.

O desenvolvimento da asma em cada indivíduo ocorre através da interação de fatores genéticos e do meio ambiente. Embora a associação entre asma e atopia (alergia) esteja bem estabelecida, a ligação precisa entre essas duas condições ainda não é totalmente esclarecida ou compreendida.

Fonte da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Pneumologia do Total Care.

Conheça um pouco mais acessando Clic Dix

Nenhum comentário: