Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Videogame Wii põe diversão na fisioterapia

Pacientes que inventam milhares de desculpas para fugir das sessões de fisioterapia têm agora uma inusitada razão para se tornarem mais assíduos: o uso do videogame Nintendo Wii no tratamento. A ideia de usar a realidade virtual na fisioterapia não é nova. Clínicas estrangeiras já haviam utilizado o Playstation 2, da Sony, mas os recursos deste não podiam ser aproveitados por todos os pacientes.

O que diferencia o console da Nintendo dos demais são seus sensores, instalados junto ao aparelho de TV, que captam os movimentos dos jogadores e os reproduzem na tela. O recurso permite que os pacientes movimentem todo o corpo ao brincar, e não apenas a mão, como nos games tradicionais. Assim, durante a terapia, é possível simular jogos de tênis, boliche, luta de boxe, baseball e golfe (Wii Sports) ou praticar dança, ioga e outros exercícios que desenvolvem a força e o equilíbrio (Wii Fit

Fonte : Veja.com/Saúde-Notícia

2 comentários:

Genario disse...

sou adepto do wii . adoro jogar boliche que serve como distracao e exercicio fisico, o que faço diariamene jogando em media de dez partidas, mesmo assim faco fisio 3x por semana alem de esteira e musculação,Não podemos dar tregua á DP.o tenis é mais cansativo o maximo que consigo sao 3 sets

Baldoino disse...

"Bons dias" amigos,
A doença de Parkinson entre outras características tem na rigidez dos músculos uma das principais dependências, nada como movimentar-se para combater esse congelamento que toma todo o corpo.

Recentemente nossa amiga Tête postou a excelente matéria: Instabilidades Motoras e Emocionais do Paciente de Parkinson; promete outros capítulos que estamos aguardando a reportagem nos dar uma idéia de como é bom movimentar-se.

Alguns esportes, aqueles do gosto de cada um devem ser incentivados e praticados, por exemplo, os amigos Tarcisio e Marcilio gostam de bocha, a APASC promove torneios, outras associações também, a ABP torneios de dama e e xadrez, alguns gostam de tênis, o amigo Genário de boliche e tênis.
Agora fazer fisioterapia de maneira prazerosa isso sem duvida irá tirar aquela preguicinha que pega na hora da fisioterapia, eu em particular acho que os tratamentos são 50% medicações e 50% fisioterapia e outras terapias como hidro, acupuntura etc.

Minha irmã adora fazer fisioterapia escutando musica de sua preferência, a fisioterapeuta tem alguns CD apropriado para os exercícios, isso torna a pratica mais fácil com melhor aproveitamento.

Já é sabido que a musica, dança canto, videogame, palavras cruzadas, desenhos ativa o lado direito do nosso cérebro, por isso acho sensacional a noticia de juntar videogame Wii a fisioterapia.
Aos aficionados do videogame DP sugiro que testem e nos coloque aqui as vantagens dessa terapia.

Um recado para as Associações vamos promover torneios e divulgar nos blog, quem sabe um dia não vamos ter uma "Olimpíadas dos Doentes de Parkinson”.

"Vamos construir” Tête e Genário fizeram sua parte.
“Sua participação é muito importante”