Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mercantilismo da saúde

de : Samuel Grossmann
para sp reclama, Hugo, Associação

Recorro mais uma vez a esse prestigioso Órgão de Imprensa, verdadeiro paladino da cidadania e dos direitos humanos e do qual me orgulho de ser assinante há mais de 50 anos, para relatar e colaborar na solução do que se segue:

A Associação Brasil Parkinson recebeu de seu associado, Hugo Engel Gutterres, uma queixa de que a filial da UNIMED em Porto Alegre se recusa em pagar a troca da bateria do marcapasso cerebral instalado em seu corpo, após a cirurgia denominada "estimulação profunda do cérebro" para o tratamento da Doença de Parkinson de que ele é portador, por considerá-la muito cara. Ora, a posição adotada por aquela empresa, constitui um verdadeiro atentado à dignidade e à integridade física daquele seu cliente, e uma flagrante violação às suas obrigações, pois não seria imaginável, exemplificativamente, fornecer-se um balão de oxigênio a um paciente e se negar em entregar o respectivo tubo. A atitude da UNIMED demonstra que ela é movida por um execrável mercantilismo da saúde, com desprezo aos comesinhos princípios de solidariedade humana e de cumprimento do papel social da iniciativa privada. Está ela a merecer o repúdio da comunidade parkinsoniana e poderá ser processada civil e criminalmente no caso de acontecer algo de mais grave com o referido paciente.

Contando sua valiosa ajuda para nossa causa humanitária, apresento minhas mais

Cordiais Saudações,

Samuel Grossmann, presidente

4 comentários:

Hugo disse...

Samuel, muito obrigado pelo apoio!

Baldoino disse...

Caro Hugo
Enviei pelo site da Jornal Zero Hora o mesmo texto que encaminhei ao jornal Estado de São Paulo. Como não dava para tirar cópia, enviei-o assim mesmo. E agora, recebi a resposta automática, da qual lhe encaminho, para que saiba que aquele jornal foi acionado. Queira me indicar se devo escrever para outros jornais e revista de sua cidade. Como disse, é preciso fazer barulho, pondo a boca no trombone e aguardar as repercussões do caso. Espero que você consiga sucesso na ação judicial e consiga em curto prazo trocar as baterias.
Por outro lado, tenho um contato com a Medtronic de São Paulo, que eu poderia, se assim você julgar útil, que eu entre em contato com aquela empresa.
Estou ao seu dispor para outras medidas que julgar necessárias.
Um abraço
Samuel

Joao Paulo disse...

Muito oportuna e valiosa sua atitude
no caso. Congratulo o distinto cidadão pela sua pronta ação
Abs

Baldoino disse...

Samuel,
ganhei a ação!
Só falta marcar a cirurgia.
Grato por tudo.
[ ]'s
Hugo

Caro Hugo
Fico contente por você e por todos os parkinsonianos que precisam instalar o marca passo. Desejo-lhe sucesso na cirurgia.
Mas a questão fica em aberto. Ela apresenta dois aspectos: o monopólio de fato da Medtronic, que impõe condições leoninas para o fornecimento das pilhas, condicionando à aquisição praticamente de um novo equipamento a um custo proibitivo. Além disso, a questão envolvendo a Unimed, que cumpre suas obrigações unicamente mediante a coerção da Justiça e que age apenas por aquilo que eu chamo de mercantilismo da saúde
Espero que a carta que encaminhei ao Ministro da Saúde surta algum resultado no futuro.
Creio que o que seu advogado foi uma medida liminar da qual a Unimed certamente vai recorrer.
De qualquer forma, fico aqui torcendo por você e por todos os pacientes que dependem do equipamento para ter melhor qualidade e dignidade devida.
Com a sua permissão, vou enviar cópia de presente para as pessoas que estão ou podem estar em sua situação.
Por outro lado, pretendo abordar a matéria no Congresso de Timóteo no mês de novembro, onde espero abraçá-lo e encontrá-lo em boa forma.
Queira me manter informado sobre o resultado de sua cirurgia e de seu pronto restabelecimento.
Cordialmente
Samuel