Visualizações de página do mês passado

sábado, 19 de setembro de 2009

Congresso virtual em SP reúne 2 mil médicos de todo o mundo

De casa, cada médico pôde escolher o assunto preferido.
Médico português ministrou palestra direto da Alemanha.

Um congresso virtual transmitido desde São Paulo reuniu
neste sábado (19) 2 mil médicos brasileiros e estrangeiros em apenas uma sala. Uma sala virtual.


Veja o site do Jornal Hoje

O médico Sady Selaimen é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Neste sábado, está em São Paulo e, para não perder o encontro, passou a manhã na frente do computador assistindo a 13 palestras. Teve até uma internacional, de um médico português que está na Alemanha.

As palestras foram transmitidas de três estúdios na capital paulista e colocadas no ar ao mesmo tempo. De casa, cada médico pôde escolher o assunto preferido. Como num congresso normal, bastou sair de uma sala e entrar na outra.

Um dos temas do congresso foi a labirintite. No Brasil não existem estatísticas sobre a doença. Nos Estados Unidos, 42% da população apresentam ou já apresentaram o principal sintoma: a tontura.

A Sociedade Brasileira de Otologia -a área médica que cuida do ouvido- fez uma campanha de esclarecimento com pacientes com mais de 65 anos e descobriu que 70% dos idosos entrevistados tinham labirintite.

Metade deles já tinha caído por causa da tontura, a maioria dentro de casa. Do total 75% dos que apresentaram o problema eram mulheres.

Um órgão chamado labirinto, que fica dentro do ouvido, é o principal responsável pelo equilíbrio do corpo. Dentro dele existe um líquido que acompanha o nosso movimento. Células que ficam nas paredes do labirinto percebem as mudanças de posição e enviam essa informação ao cérebro.

Com a idade, essas células vão morrendo. a movimentação do líquido não é bem percebida e isso provoca a tontura. Não é possível fazer o diagnóstico em casa. A boa notícia é que a labirintite pode ser tratada até com exercícios.

Fonte : G1 - Globo. com

Um comentário:

Baldoino disse...

É a internet abrindo campo para uma informação rapida.