Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO




Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio.
É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão. Quando se começa a praticar um exercício físico não devemos esquecer de fazer um alongamento para aquecer os músculos do corpo, e deixá-los preparados para os exercícios.
O alongamento contribui para o alinhamento de postura, diminui o risco de lesões e tensões musculares, aumenta a agilidade do indivíduo. Mas é importante que seja praticado corretamente.
Algumas dicas para um bom alongamento é, não se cansar durante ele, tente não correr ou fazer exercícios pesados pois o alongamento é só alongar, esticar os braços, descer as mãos ou subir até onde agüentar, flexionar o corpo, enfim são muitas as formas de alongamento que você pode praticar.
Nunca se esqueça de que é preciso alongar tanto a parte superior quanto a parte inferior do corpo, como as pernas e os pés, que quase sempre tem que sustentar o peso do corpo inteiro em certos exercícios físicos. Durante o alongamento coma uma barra de cereal para fortalecer o corpo, e não se esqueça de tomar muito líquido e usar roupas leves.
Benefícios do alongamento:
- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/exercicios-alongar-diferentes-partes-corpo-evitar-lesoes-411998.shtml

Um comentário:

Baldoino disse...

Mais uma vez Tetê nossos parabéns, fisioterapia é tudo que um PK precisa, excelentes matérias, vejo que a amiga sabe onde pisa.

Uma medica da nossa equipe sempre enfatiza 50% medicamentos 50% fisioterapia.
Minha irmã na atual fase do tratamento 40% medicamentos e 60% fisioterapia, tudo isso uma grande verdade verdadeira da Dra.Angélica.