Visualizações de página do mês passado

domingo, 25 de outubro de 2009

Células-tronco de cordão umbilical: novas descobertas

Um dos nossos principais objetivos no Centro de Estudos do Genoma Humano (USP) é realizar pesquisas científicas visando contribuir para o tratamento de doenças neuromusculares. Para isso, achar fontes abundantes de células-tronco (CT) de fácil acesso e com potencial de formar vários tecidos é fundamental. Ainda temos perguntas muito importantes a responder, tais como: qual é a melhor fonte de CT para o tratamento de cada doença? Qual é o potencial que elas têm de formar diferentes tecidos? CT de várias fontes são equivalentes ou, dependendo de sua origem, elas podem formar um tecido melhor do que outro?

Dentre as várias fontes de CT adultas que estão sendo investigadas, como medula óssea, tecido adiposo e polpa dentária, entre outras, o cordão umbilical tem recebido uma atenção especial. O tecido do cordão, diferentemente do sangue, é rico em um tipo especial de CT com potencial de formar músculo, osso, cartilagem e tecido adiposo. São as chamadas CT mesenquimais (CTM). O que descobrimos agora é que as CTM do sangue do cordão são diferentes daquelas encontradas no tecido do cordão. Essa nova pesquisa, desenvolvida no nosso Centro, será publicada na revista Stem Cells Reviews and Reports. Além do interesse para futuras terapias, ela está relacionada a uma questão polêmica: os bancos de cordão umbilical. (...) segue

Fonte : Veja.com - Genética Mayana Zatz

Um comentário:

Anônimo disse...

HemoCord e Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS firmam Convênio
O banco de células-tronco de sangue de cordão umbilical gaúcho, com sede em Porto Alegre, o HemoCord e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS – firmaram parceria para desenvolvimento de pesquisas na área de neurologia.

O HemoCord assinou convênio com o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB-PUCRS) da Universidade, onde patrocinará pesquisa em conjunto com profissionais da área biomédica. As duas instituições se unem para investigação de novas formas de tratamento com células-tronco de cordão umbilical em doenças que afetam recém-nascidos. Estes estudos envolverão investimentos, onde o HemoCord será uma das fontes financiadoras do projeto.

No almoço em comemoração a assinatura do Convênio, a Diretora do HemoCord, Dra. Karolyn Sassi Ogliari, explicou porque a empresa teve todo o interesse nesta parceria com a Universidade: “apesar de sermos uma empresa privada, nosso interesse não é apenas em armazenar as células-tronco. Eu e minha equipe acreditamos muito no potencial destas células. A possibilidade de desenvolver um estudo de tal importância social, com pesquisadores de renome mundial, vem ao encontro da essência da empresa. É exatamente isso que queremos, esse é o nosso sonho.”

O Prof. Dr. Jaderson Costa, orientador da pesquisa, parabenizou o HemoCord pela iniciativa. Segundo ele, “não é comum o interesse de empresas privadas em um investimento para gerar conhecimento”. Ele explicou que o trabalho desenvolvido nesta parceria será realizado inicialmente em animais para, após verificação dos resultados, aplicar em estudos com humanos.

Também participaram do encontro, demais representantes da Universidade: o Reitor, Ir. Joaquim Clotet, o Diretor do IPB, Prof. Dr. Paulo Márcio Pitrez, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Prof. Dr. Jorge Luis Nicolas Audy e o Diretor da Agência de Gestão e Tecnologia, Prof. Ricardo Melo Bastos. A diretora científica do HemoCord, Martina Fritsch, e demais representantes da equipe do banco também acompanharam a reunião.

Informações: 0800 600 3450 ou acesso o site www.hemocord.com.br