Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Refeito de cirurgia, Paulo José diz que ganhou segurança e volta aos palcos
21.10.09 - Um marca-passo implantado no cérebro reinventou a vida do ator Paulo José. “Eu sou biônico”, brinca o artista de 72 anos, recuperado de uma cirurgia para atenuar os efeitos do mal de Parkinson — que causa sintomas como tremores —, diagnosticado há 16 anos. A bem-humorada declaração sugere ainda seu caráter indestrutível e obstinado, definições bem mais apropriadas ao veterano ator, diretor e pensador, que sofre de um ‘mal’ progressivo e irreversível: quer viver e trabalhar intensamente, sem temer as más ondas que possam aparecer em seu percurso.

Longe dos palcos há nove anos, Paulo José retorna sexta-feira em ‘Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar’, que inaugura o Teatro Oi Futuro, em Ipanema. Na peça em homenagem à poeta morta na década de 80, o ator divide a cena com Ana Kutner — uma de suas três filhas do casamento com Dina Sfat —, a quem também dirigiu. “A vida é feita de acasos. Quem planeja já sabe que vai dar errado. A ideia de fazer o espetáculo está rolando há tempos”, diz Paulo, que atribui à última cirurgia a segurança para voltar às temporadas teatrais. “A operação me fez muito bem e me senti apto a voltar, pois agora controlo melhor os movimentos”, explica.

No tempo de cortinas fechadas, Paulo esteve (muito) envolvido com cinema, TV e projetos da cena cultural, e não perdeu a leveza. “É meu ‘Parkinson de Diversões’. Eu me dou bem com a doença. Quando as peças estão saindo da garantia, com a idade, vão aparecendo os problemas. Tem gente que tem gota, o fígado está um patê... A doença é degenerativa, mas o envelhecimento o é”, resume, sabiamente. (...)

ATOR FARÁ MAIS UMA CIRURGIA
Ativo, Paulo José luta há 16 anos contra o mal de Parkinson e, no final do ano passado, fez a primeira etapa de uma cirurgia de estímulo cerebral profundo. De acordo com o chefe da neurocirurgia do Hospital Geral de Ipanema, Salim Michel, esse é o procedimento mais promissor dentro das condutas de hoje.

“É colocado um marca-passo no cérebro que diminui principalmente o tremor e a agitação. A bateria precisa ser trocada com frequência”, explica o médico. Paulo José ainda vai operar o outro lado do cérebro. “Vou fazer o segundo ato, pois a melhor cirurgia é a bilateral”, diz o ator. Fonte: O Dia.
Em verdade se implantam eletrodos no cérebro e marca-passo no peito. E não troca bateria, troca todo o estimulador.

5 comentários:

Anônimo disse...

alguém sabe de algum médico que faça a operação em Porto Alegre?

Baldoino disse...

Toda noticia que envolve o Ator Paulo José se reveste de uma importância muito grande para nossa luta, gaúcho da gema engrandece e enche de orgulho nossa comunidade.

Sua entrevista a revista Beija-flor, edição especial nr. 56 editada pela Associação Brasil Parkinson com o titulo “A Volta por Cima do Ator Paulo José” teve uma repercussão muito forte na família Parkinsoniana do Brasil, na reportagem de capa da edição nos passa a sua receita para vencer o Parkinson e nos conta que descobriu que após o Parkinson sua concentração para escrever melhorou sensivelmente, trabalho contra todos os sintomas de envelhecimento, de degeneração, faço exercícios fortes para diminuir seus efeitos, você passa a fazer coisas que antes não fazia, e você melhora certas coisas, canto, declamo, toco e danço.

Na comunidade do Orkut "Contra o Mal de Parkinson" coloquei algumas matérias a respeito desse grande amigo PK, quem quiser conhecer um pouco mais da sua historia basta entrar nos link abaixo:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5405648&tid=5322413152122297714&kw=receita+do+ator+paulo+jos%C3%A9

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5405648&tid=2473140796520258930&kw=receita+do+ator+paulo+jos%C3%A9

Obrigado amigo Hugo pela postagem da matéria no nosso blog.

Hugo disse...

A propósito de Porto Alegre, 6a feira, 23/10, das 14 as 19h, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, Hospital Moinhos de Vento, se dará o IV Simpósio Anual de Distúrbios do Movimento. Informações e inscrições www.moinhos.net.

Baldoino disse...

Temos muitas reportagens com o Paulo José no blog, para conhecer basta ir a "pesquisar este blog" e digitar Paulo José.

Baldoino disse...

Ao amigo anônimo,
O Hugo autor dessa matéria fez a DBS em Porto Alegre, se não me engano com Dr.Reis, sugiro que entre em contato com Associação Parkinson do Rio Grande do Sul – APARS e fale com Ângela Maria Garcia.
Endereço da Associação:
Av. Elias Cirne Lima, 454
Bairro Trindade
CEP. 91530-310- Porto Alegre – RS
Tel e Fax. (51) 3339-0922 ou 8122-6985