Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Hipnose tem um efeito 'real', diz pesquisa

Pesquisadores de uma universidade inglesa descobriram que a hipnose tem um real impacto no cérebro. Seu estudo, feito com pessoas hipnotizadas, avaliava os verdadeiros efeitos da técnica. Analisando imagens da atividade cerebral de um grupo de pessoas, eles concluíram que o nível de atividade diminui na região do cérebro ligada a um estado de devaneio e divagação. O mesmo resultado não foi observado em pessoas que também foram submetidas ao teste mas não estavam sob o efeito da hipnose, e sim somente num estado de relaxamento.

Para a realização do estudo, a equipe selecionou dez indivíduos que estavam "altamente suscetíveis" à hipnose e outro sete que nã respodiam muito bem à técnica. Aos participantes era pedido que realizassem tarefas, como escutar músicas que não existiam. Sem que soubessem, a atividade cerebral era monitorada no período de "descanso" entre as perguntas.

Esse é diferencial do estudo realizado pela Universidade de Hull. Segundo William McGeown, coordenador da pesquisa, anteiormente se monitorava a atividade cerebral enquanto as pessoas estavam sendo questionadas. Assim, não ficava claro se a atividade era devido ao esforço para responder ou era por causa do efeito da hipnose. (...) segue

Fonte : Veja.com

Nenhum comentário: