Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Conheça os tipos mais comuns de alergia

No calor, as alergias mais comuns são as dermatites de contato e as de picada de insetos

Cláudia Pinho, do R7

Getty Images
Foto por Getty Images
Rinite atinge 35% da população brasileira segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia

Entre as manifestações alérgicas, as mais frequentes são a respiratória, como a rinite e a asma, e a alimentar. A rinite se caracteriza pela inflamação das vias aéreas superiores, que provoca espirros intermináveis, coceira no nariz e na garganta, coriza e obstrução nasal. Já a asma é uma inflamação crônica dos brônquios, que estreita a passagem de ar e dificulta a respiração. Os sintomas são tosse seca, chiado no peito, sufocamento e falta de ar.

Dados da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), mostram que a asma atinge 10% da população brasileira, e a rinite, cerca de 35%. De acordo com um estudo do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies), coordenado por Dirceu Sole, presidente da ASBAI, a rinite atinge aproximadamente 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros.

A alergia alimentar pode se manifestar ainda na infância, geralmente relacionada ao leite de vaca, mas é comum surgir também na idade adulta. Apesar de gerar alguma confusão, alergia é diferente de intolerância alimentar. Fátima Rodrigues Fernandes, alergista do Hospital Sabará, em São Paulo, explica que “a primeira está diretamente relacionada ao sistema imunológico, enquanto a segunda é causada por uma deficiência nas enzimas que causa os sintomas”(...) segue

Fonte : noticias.r7.com

Nenhum comentário: