Decisão acaba com restrições ao financiamento federal.
George W. Bush havia imposto restrições para as pesquisas.
As autoridades médicas americanas autorizaram nesta quarta-feira (2) a utilização de 13 novas linhagens de células-tronco embrionárias humanas para a pesquisa pública - as primeiras disponibilizadas, como parte da nova política para as ciências do presidente Barack Obama, segundo um comunicado.
"Vamos retirar o veto ao financiamento de pesquisas com as promissoras células-tronco embrionárias", havia dito Obama em cerimônia na Casa Branca. "Nós também vamos apoiar fortemente os cientistas envolvidos nessas pesquisas", afirmou.
A ciência trabalha, também, com células-tronco de origem não-embrionária, mas ao menos por enquanto considera a dos embriões uma vertente mais promissora do trabalho.
Fonte : G1 - globo.com
Um comentário:
Transcrito do blog verde:
Verba para pesquisa com células-tronco embrionárias chega a US$ 21 mi
02/12/2009 - A autorização dada pelo governo dos Estados Unidos nesta quarta-feira (2) para 13 pesquisas distintas com células-tronco embrionárias é apenas o começo para uma verba total de US$ 21 milhões, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) do país.
O anúncio de hoje significa que os pesquisadores podem começar a usar as pesquisas aprovadas imediatamente --em projetos que incluem o trabalho de reparar tecidos danificados do coração e aumentar o número de células cerebrais.
A cifra milionária deve sair entre o final deste ano e o começo do ano que vem, a partir do pacote de estímulo econômico da administração Obama. (...)
Muitos cientistas acreditam que as células-tronco embrionárias vão permitir conhecimento fundamental nas causas de muitas doenças, e que poderão ser usadas para curar diabetes, mal de Parkinson, paralisias e outras enfermidades. A extração das células, contudo, destrói embriões com poucos dias de idade. Fonte: Folha Online. Aqui => no "O Estado de São Paulo".
Postar um comentário