Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

EUA autorizam pela 1ª vez pesquisa com células embrionárias humanas

Decisão acaba com restrições ao financiamento federal.
George W. Bush havia imposto restrições para as pesquisas.

Da France Presse

As autoridades médicas americanas autorizaram nesta quarta-feira (2) a utilização de 13 novas linhagens de células-tronco embrionárias humanas para a pesquisa pública - as primeiras disponibilizadas, como parte da nova política para as ciências do presidente Barack Obama, segundo um comunicado.

O presidente dos Estados Unidos suspendeu, no dia 9 de março deste ano, as restrições ao financiamento federal de pesquisas com células-tronco embrionárias, contrariando os que lutam contra o aborto, mas alimentando esperanças entre os que acreditam na possibilidade de tratamento para várias doenças.

"Vamos retirar o veto ao financiamento de pesquisas com as promissoras células-tronco embrionárias", havia dito Obama em cerimônia na Casa Branca. "Nós também vamos apoiar fortemente os cientistas envolvidos nessas pesquisas", afirmou.

A decisão significou um repúdio claro à abordagem de seu predecessor, George W. Bush. As leis americanas limitam o uso de verbas federais para a produção de células-tronco humanas, mas Bush aumentou mais ainda as restrições sobre as pesquisas com essas células.

Cientistas, no entanto, dizem que tais pesquisas podem levar à cura de inúmeras doenças degenerativas. Normalmente, os embriões usados nas pesquisas são descartados em clínicas de fertilização.

A ciência trabalha, também, com células-tronco de origem não-embrionária, mas ao menos por enquanto considera a dos embriões uma vertente mais promissora do trabalho.

Leia mais notícias de Ciência

Fonte : G1 - globo.com

Um comentário:

Baldoino disse...

Transcrito do blog verde:

Verba para pesquisa com células-tronco embrionárias chega a US$ 21 mi
02/12/2009 - A autorização dada pelo governo dos Estados Unidos nesta quarta-feira (2) para 13 pesquisas distintas com células-tronco embrionárias é apenas o começo para uma verba total de US$ 21 milhões, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) do país.

O anúncio de hoje significa que os pesquisadores podem começar a usar as pesquisas aprovadas imediatamente --em projetos que incluem o trabalho de reparar tecidos danificados do coração e aumentar o número de células cerebrais.

A cifra milionária deve sair entre o final deste ano e o começo do ano que vem, a partir do pacote de estímulo econômico da administração Obama. (...)

Muitos cientistas acreditam que as células-tronco embrionárias vão permitir conhecimento fundamental nas causas de muitas doenças, e que poderão ser usadas para curar diabetes, mal de Parkinson, paralisias e outras enfermidades. A extração das células, contudo, destrói embriões com poucos dias de idade. Fonte: Folha Online. Aqui => no "O Estado de São Paulo".