Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Holandeses fazem carne de porco de um centímetro com células-tronco

da Folha Online

Pesquisadores holandeses criaram um método para desenvolver carne de porco a partir de células-tronco do animal.

A nova técnica, afirmam, caso se mostre segura e economicamente viável, pode ser alternativa à criação de rebanhos, o que evitaria mortes dos animais e reduziria as emissões de gases de efeito estufa.

Para chegar ao resultado final, os cientistas isolaram células-tronco dos músculos dos porcos. O material foi colocado numa solução nutritiva para crescer e se desenvolver.

SXC
Holandeses fazem carne de porco de um centímetro com células-tronco; a nova técnica pode ser alternativa à criação de rebanhos
Holandeses fazem carne de porco de um
centímetro com células-tronco; a nova
técnica pode ser alternativa à criação
de rebanhos

Até agora, o maior pedaço de carne que o grupo produziu tem só um centímetro. Para chegar a uma porção pequena de "costeleta", por exemplo, eles estimam que sejam necessários 30 dias de crescimento no laboratório.

Para os líderes do projeto, a técnica pode um dia vir a produzir carne mais saudável. "Faríamos um hambúrguer capaz de prevenir ataques cardíacos, em vez de causá-los", avalia Jason Matheny, especialista da Universidade Johns Hopkins, que não participou da pesquisa.

Prêmio de ONG

A ONG Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) anunciou em 2008 que daria um prêmio de US$ 1 milhão para quem, até 2012, criar um método de produzir carne in vitro --em laboratório-- que seja semelhante em gosto e aparência à de verdade.(...) segue

Fonte : FolhaOnline - ciência e saúde

Nenhum comentário: