Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pesquisadores relacionam luz à piora da enxaqueca

Pela primeira vez, foi estabelecida uma relação direta entre células da retina sensíveis à luz e neurônios que desempenham um papel essencial na percepção da dor durante as crises.


ENXAQUECA

Os impulsos que chegam dos olhos amplificam, em menos de um segundo, os sinais de dor


Pesquisadores norte-americanos descobriram porque a enxaqueca piora com a luminosidade. Pela primeira vez, estabeleceram uma relação direta entre células da retina sensíveis à luz e neurônios que desempenham um papel essencial na percepção da dor durante as crises. A descoberta foi publicada na revista "Nature Neuroscience" e pode ajudar na busca de terapias para diminuir a fotofobia - repulsa à luz - dos pacientes.

Rami Burstein, da Universidade Harvard, percebeu como muitos cegos que tinham enxaqueca também desenvolviam fotofobia durante as crises. A exceção ficava por conta de quem perdera o globo ocular ou o nervo óptico, o que impossibilita completamente o envio de sinais sensitivos para o cérebro. Burstein formulou então uma hipótese. A piora na enxaqueca deveria ser causada pela detecção da luz através de canais que não captam a imagem, mas apenas a luminosidade. (...) segue

Fonte : Hoje Em Dia

Nenhum comentário: