Instituição entende que prática pode influenciar na escolha dos remédios
Da Agência Brasil
Médicos estão proibidos de participar da divulgação de promoções relacionadas a cupons e cartões de desconto usados na compra de remédios. A decisão é do CFM (Conselho Federal de Medicina), para quem o médico não pode ficar sob suspeição por participar de ações de mercado.
Por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (9), o CFM proibiu a prática por questões relacionadas ao conflito de interesse e à proteção do sigilo do paciente.
O CFM afirma que a promoção desses cupons ou cartões de descontos podem interferir no comércio, pois influenciam no processo de escolha dos medicamentos. A entidade defende também que este procedimento deixa o sigilo do paciente vulnerável, pois o envio de dados do indivíduo pode revelar aos representantes de laboratórios o diagnóstico da doença por dedução, a partir da prescrição.
Com a nova regra, fica proibido ao médico o preenchimento de qualquer espécie de ficha, cadastro, formulário, cartão de informações ou documentos afins que permitam o conhecimento de dados exclusivos do atendimento.
Fonte : R7 - notícias
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