Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Conselho proíbe médicos de promoverem cartões usados para comprar medicamentos

Instituição entende que prática pode influenciar na escolha dos remédios

Da Agência Brasil

Médicos estão proibidos de participar da divulgação de promoções relacionadas a cupons e cartões de desconto usados na compra de remédios. A decisão é do CFM (Conselho Federal de Medicina), para quem o médico não pode ficar sob suspeição por participar de ações de mercado.
Por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (9), o CFM proibiu a prática por questões relacionadas ao conflito de interesse e à proteção do sigilo do paciente.

O CFM afirma que a promoção desses cupons ou cartões de descontos podem interferir no comércio, pois influenciam no processo de escolha dos medicamentos. A entidade defende também que este procedimento deixa o sigilo do paciente vulnerável, pois o envio de dados do indivíduo pode revelar aos representantes de laboratórios o diagnóstico da doença por dedução, a partir da prescrição.

Com a nova regra, fica proibido ao médico o preenchimento de qualquer espécie de ficha, cadastro, formulário, cartão de informações ou documentos afins que permitam o conhecimento de dados exclusivos do atendimento.

Fonte : R7 - notícias

Nenhum comentário: