Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hospitais universitários receberão R$ 756 milhões

Recurso vem de empréstimo do Banco Mundial para custear reestruturação das unidades.

Do R7
Os hospitais universitários brasileiros receberão R$ 756 milhões para investimento em infraestrutura, manutenção e recursos humanos por meio de empréstimo do Bird (Banco Mundial). A verba integra o plano de ações do governo brasileiro que, na última quarta-feira ( 27), instituiu o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A ideia é unificar as necessidades de cada instituição, propondo um orçamento global para o custeio das despesas dos hospitais.

- O grande ganho do decreto é consolidar num único documento o espírito do programa dentro de um orçamento global, ressalta Gustavo Romero, diretor do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A proposta do Rehuf é destinar recursos pré-estabelecidos para cada unidade hospitalar, de modo a cobrir todos os custos que envolvem o funcionamento dos hospitais.

No sistema atual, parte do repasse de verbas é feito de acordo com o volume de produção, ou seja, depois que os procedimentos são realizados, e nem sempre cobrem os gastos. O MEC fará o acompanhamento da distribuição dos recursos ao longo da execução do programa.

O presidente da Comissão de Hospitais Universitários da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Natalino Salgado Filho, acredita que o Rehuf é um projeto de recuperação da estrutura e diagnóstico das condições dos hospitais. (...) segue

Fonte : R7 - notícias

Nenhum comentário: