Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Vítimas de derrame recuperam a fala com o canto

Cientistas dos EUA tentam regularizar tratamento com paciente por meio da música

AFP

As vítimas de acidentes vasculares cerebrais podem recuperar a fala com o canto, segundo estudo realizado por cientistas de San Diego, nos Estados Unidos. Gottfried Schlaug, professor do Hospital das Clínicas Beth Israel Deaconness, e a Faculdade de Medicina de Harvard concluíram que os pacientes que sofreram derrame no lado esquerdo do cérebro são incapazes de pronunciar palavras, mas podem cantar as mesmas.

Na reunião anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), Schlaug exibiu à imprensa o vídeo de um paciente com uma lesão no lado esquerdo do cérebro, a quem pediu que recitasse a letra da música Parabéns para Você. O paciente não conseguiu atender ao pedido e se limitou a repetir as letras N e O.

Mas quando Schlaug pediu que cantasse a música, enquanto alguém sustentava a mão esquerda do paciente com uma batida no ritmo da canção, ele conseguiu pronunciar as palavras, diz Schlaug.

- Este paciente murmura frases sem sentido quando pedimos que diga as palavras, mas se pedimos que cante, ele consegue.

Outro paciente assimilou as palavras "tenho sede" com o canto. Uma vítima de profunda lesão no lado esquerdo do cérebro conseguiu pronunciar o próprio endereço após anos tentando terapias para recuperar a fala.

Imagens dos cérebros de pacientes com mostram mudanças funcionais e estruturais no lado direito do cérebro depois que foram submetidos a esta forma de tratamento com as canções, chamada de Terapia de Entonação Musical. Schlaug está realizando atualmente um teste clínico aleatório da terapia para obter a aceitação da mesma na área médica.

Fonte : R7- noticias/saúde

Nenhum comentário: