Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 24 de março de 2010

Brasil deve atingir ao menos três das oito metas do milênio da ONU

Objetivos ligados à saúde devem ser cumpridos até 2015

Mariana Londres, do R7 em Brasília

Agência Brasil/Arquivo
Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro; Brasill reduziu pela
metade o número de pessoas vivendo na extrema pobreza

O Brasil deve atingir na sua totalidade ao menos três dos oito Objetivos do Milênio, pacto feito entre 198 países há dez anos para a erradicação da extrema pobreza no mundo até 2015. As três metas são ligadas à saúde: erradicar a extrema pobreza e a fome, reduzir a taxa de mortalidade na infância e combater o HIV, a malária, a tuberculose e a hanseníase. Os dados foram divulgados pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) nesta quarta-feira (24) em Brasília.

Para a erradicação da fome e da pobreza, a meta estabelecida pela ONU era de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo na extrema pobreza até 2015. A meta foi cumprida em 2008, quando a porcentagem dos extremamente pobres caiu de 8,8% para 4,8% da população.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta de redução da mortalidade infantil de crianças menores de cinco anos deve ser atingida já em 2012. Para atingir a meta da ONU o Brasil deve chegar ao índice de 17,9 mortes para cada mil nascidos vivos.

Já a meta de combate ao HIV, a malária, a tuberculose e a hanseníase, a meta deve ser atingida somente em 2015. O Ministério da Saúde ressaltou a importância da estabilização da incidência da Aids, que foi crescente até o ano 2000.

Em relação à meta de melhora na saúde materna, o Pnud reconhece os avanços do Brasil na área e diz que o país tem 50% de chances de atingir a meta se mantiver os investimentos na saúde da população feminina.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, disse acreditar que o Brasil irá cumprir todas as metas até 2015:

- Não serão todos os países que vão conseguir atingir as metas em 2015. Isso é uma coisa triste. Mas nós do Brasil vamos superar e muito as metas do milênio. Porque o Brasil vive um momento quase que mágico, em que o Estado acredita no papel extraordinário da sociedade brasileira. Em algumas metas faremos muito mais do que está estabelecido.(...) segue

Fonte : R7 noticias

Nenhum comentário: