Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 3 de março de 2010

Cérebro só consegue administrar 150 amigos em redes sociais, diz estudo

Segundo cientistas, sites de relacionamento não expandiram número de amigos que cérebro humano é capaz de administrar.

Da BBC

O cérebro humano é capaz de administrar um máximo de 150 amigos nas redes de relacionamento disponíveis na internet, como os sites Facebook e Orkut, revelou uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

Segundo Robin Dunbar, professor de antropologia evolucionária na entidade, esse número é praticamente o mesmo que se via antes da existência desses sites.

Nos anos 90, o cientista desenvolveu uma teoria batizada de "Número de Dunbar", que estabelece que o tamanho do neocortex humano - a parte do cérebro usada para o pensamento consciente e a linguagem - limita a capacidade de administrar círculos sociais a até 150 amigos, independente do grau de sociabilidade do indivíduo.

Sua experiência se baseou na observação de agrupamentos sociais em várias sociedades - de vilarejos do neolítico a ambientes de escritório contemporâneos. (...) segue

Fonte : G1 - Ciência e saúde/neurologia

Um comentário:

Baldoino disse...

Precisamos nos policiar no uso dessas facilidades de comunicação rapida, em 02/03, postei uma matéria:
"Um novo olhar para a ciência" grifei texto abaixo:
O Transhumanismo estuda "a melhor forma" de explorar as potencialidades da Ciência e da Tecnologia para superar as limitações humanas e melhorar a qualidade de vida