Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 3 de março de 2010

Quando o corpo se ataca

Cientistas criam testes de diagnóstico e investigam a causa das doenças autoimunes - uma reação do organismo contra si mesmo

Mônica Tarantino

chamada.jpg
ACERTO
Com a medicação correta, Milena agora controla a psoríase

A expressão fogo amigo é usada nos campos de guerra para se referir aos incidentes em que um soldado alveja um aliado. Sem engano, ajuda a explicar o que acontece no corpo de quem convive com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, a psoríase e a diabetes tipo 1, entre outras. Nesses casos, o sistema de defesa despacha substâncias inflamatórias e anticorpos contra tecidos do próprio corpo para destruílos. Normalmente, essas reações são deflagradas apenas se algo estranho, como um vírus, é identificado pelas células do sistema imunológico.

Diante da elevada incidência dessas enfermidades – dados do National Institutes of Health, do governo americano, indicam que atingem até 8% da população –, a busca de exames mais precisos para detectá-las no princípio e dos gatilhos que levam o organismo a se comportar de forma alterada estão no topo da lista de preocupações de reumatologistas e dermatologistas.

Essa investigação está produzindo avanços. Um deles é uma combinação de exames capaz de confirmar a presença da artrite reumatoide o mais cedo possível. “A associação entre a dosagem do anticorpo anti-CCP, raio X e ultrassom com doppler é muito eficaz para confirmar o diagnóstico”, diz a reumatologista Hellen de Carvalho, de Brasília.

“Em casos especiais, deve ser pedida também a ressonância magnética.” Outros métodos estão em estudo.

Para um futuro próximo, cientistas da Universidade de Umea, na Suécia, prometem um exame de sangue que identifica 30 citocinas – substâncias inflamatórias associadas à doença. Nos testes feitos até agora, pacientes que apresentam níveis elevados dos compostos manifestaram 86% de chance de ter artrite. (...) segue

Fonte : IstoÉ - independente/medicina&bem estar

Nenhum comentário: