Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

[Foto: Leopoldo Silva]
Água potável e saneamento básico para todos são desafios da ONU para 2010

A celebração do Dia Mundial da Água este ano tem como tema "Água limpa para um mundo saudável". Na mensagem oficial para a data - celebrada anualmente no dia 22 de março -, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, destacou a importância da preservação dos recursos hídricos e os objetivos das Nações Unidas até 2015, entre os quais facilitar o acesso à água potável e melhorar o saneamento básico.

Para comemorar a data, o Congresso Nacional abre nesta segunda-feira (22) uma exposição fotográfica, em cerimônia às 17h30, no Salão Branco. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 22 de fevereiro de 1993. A instituição da data seguiu as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Eco 92 -, realizada no Rio de Janeiro.

A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um documento para a imprensa sobre a data. Esse documento tem como objetivos abordar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável e aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água e de fontes e suprimentos de água potável.

Em sua mensagem, Ban Ki-moon observou que os recursos hídricos estão cada vez mais vulneráveis e ameaçados, pois todos os dias milhões de toneladas de esgotos sem tratamento e resíduos industriais e agrícolas são despejados em sistemas de água.

Até 2015, a ONU coloca o tema dos recursos hídricos nos seus objetivos de desenvolvimento do milênio. Uma das metas é assegurar a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável nas políticas e programas de cada país, bem como inverter a tendência de perda de recursos ambientais e de biodiversidade.

A ONU pretende também reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico, bem como diminuir para dois terços a mortalidade infantil e a incidência de doenças como a malária.

A

Helena Daltr
Publicar postagem

o Pontual / Agência Senado

Nenhum comentário: