Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 22 de março de 2010

Pode faltar remédio para doença genética grave

Empresa que fabrica a única droga contra a doença de Gaucher informa o ministério de que atrasará o prazo de entrega


Lígia Formenti - O Estadao de S.Paulo

O estoque brasileiro do único remédio para um mal genético raro, a doença de Gaucher, corre risco de desabastecimento por problemas de fornecimento da fabricante. A Genzyme, produtora do remédio imiglucerase, informou ao Ministério da Saúde que não cumprirá o prazo para entrega do produto, previsto para 16 de abril.

Diante da mudança, a pasta divulgou que está se esforçando para evitar as falhas na entrega. "Isso dependerá da capacidade da empresa em cumprir o contrato firmado", diz a nota. Além disso, secretarias e serviços de atendimento aos pacientes estão sendo orientados a fazer ajustes no tratamento, com mudanças das doses indicadas. Isso garantiria maior duração dos estoques.

O vice-presidente latino-americano da empresa, Rogério Vivaldi, informou que, na data prevista, a Genzyme entregará um terço do que havia sido acordado - 18.147 doses. O restante será distribuído nos dois meses seguintes. A mudança do cronograma, em sua avaliação, não caracteriza atraso. Ele também diz que há estoque suficiente, portanto o produto não vai faltar.

Não é a primeira vez que o problema ocorre. Em junho passado, por causa de contaminação viral nos equipamentos da fabricante, a produção foi interrompida. O Ministério da Saúde informou que, na época, a empresa negou risco de desabastecimento. Um mês depois, a empresa voltou atrás. Disse não ter condições de cumprir o contrato e prazos para entrega do remédio.(...) segue

Fonte : estadao.com.br

Nenhum comentário: