Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 8 de março de 2010

Guia dos rins saudáveis

é possível proteger este importante órgão e garantir mais saúde.

POR ANDRÉ BERNARDO
FOTOS: SHUTTERSTOCK / ILUSRTRAÇÃO: SANDRA TIR

Silenciosa, desleal e traiçoeira. Esses são apenas alguns dos adjetivos normalmente associados às doenças renais. E com razão. Os males do rim não apresentam sintomas. Ninguém reclama de falta de ar, dor no peito ou queimação no estômago, por exemplo, quando os rins deixam de funcionar. Quando o indivíduo começa a sentir os primeiros sinais, como dificuldade para urinar, inchaço nas pernas e dor lombar, já pode ser tarde demais. Em outras palavras: neste estágio da doença, os rins já podem estar irremediavelmente paralisados. Daí em diante, há muito pouco a fazer.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 87 mil pacientes fizeram diálise no País em 2008. Este número cresceu 84% se comparado ao ano de 2000, quando 42,7 mil brasileiros foram submetidos à técnica, que visa a reproduzir uma das principais funções renais: a de eliminar substâncias tóxicas do organismo através da urina. Nos casos mais graves, a insuficiência renal pode levar à perda do órgão e à morte do paciente.

Em 2008, segundo informações do Ministério da Saúde, foram realizados no Brasil 3.154 transplantes de rins e, em 2007, 3.040. Só no primeiro semestre de 2009, foram realizados 1.237 em todo o País. Atualmente, 31.270 pacientes aguardam na fila por um transplante do órgão. Os Estados com mais pessoas na fila do transplante são: São Paulo (10.176), Rio de Janeiro (3.566) e Minas Gerais (2.994). Ao todo, a SBN calcula que o Brasil já tenha realizado cerca de 25 mil transplantes de rins. (...) segue

Fonte : VivaSaúde

Nenhum comentário: